RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM
RIO GRANDE DO NORTE

quinta-feira, 13 de abril de 2017

VEREADORA DE BAÍA DA TRAIÇÃO REPRESENTA PARAÍBA NO IV FÓRUM NACIONAL DA UVB.

Dentro da programação do XVI Encontro Nacional de Legislativos Municipais aconteceu o IV Fórum Nacional da Mulher da União dos Vereadores do Brasil (UVB), reuniu vereadoras, assessoras, diretoras, prefeitas e servidoras de câmaras municipais. O encontro aconteceu neste mês de março, na Pousada Pedra da Ilha, no município de Penha/SC.
A vereadora Luiza Dantas, mais conhecida como ‘Lu de Pompeu’ da Baía da Traição esteve representando o Estado da Paraíba.
A vereadora deve tomar posse em Brasília como a primeira vice-presidente da UVB. “Só tinha dois Estados do Nordeste representados, Paraíba e Maranhão. Entender este momento, sobretudo para as mulheres, é crucial na política. Vivemos um momento de anseio do público feminino por mais participação da mulher na política, além de termos a oportunidade de debatermos temas voltado para o emponderamento da nossa classe”, revelou. Para Luiza, este é um momento de alegria e orgulho, poder representar as mulheres do legislativo paraibano.
Foram três dias de intensas atividades. A vereadora Maria Simões de Cacoal-RO fez a palestra de abertura, falando sobre: A importância da mulher na política, Políticas públicas para as mulheres, já a consultora da UVB e gerente nacional de projetos da FUG, Lisiane Silva, apresentou o tema empoderamento. Avanços e desafios para sua consolidação foi o tema apresentado pela socióloga Valeria Mont Serrat Martins,
No segundo dia de atividades, o advogado e consultor jurídico da UVB, Dr. André Camillo falou sobre o Processo legislativo e a importância da formação legislativa, seguido pela Deputada Estadual da AL/SC, Dirce Heiderscheidt que falou sobre O empoderamento feminino e os projetos de desenvolvimento social.
Ainda na tarde do dia 23/03, foi realizado um painel: As mulheres nas esferas de decisão e poder; Fui Vereadora, agora sou prefeita!, que contou com a presença das prefeitas Ana Paula da Silva do município de Bombinhas/SC, de Cleci Veronese, prefeita do município de Rancho Queimado/SC e da prefeita de Trombudo Central/SC, Geovana Gessner.
Na edição do Fórum realizado em Penha, foram abordados temas relevante de importância para um novo tempo, que resultou na elaboração coletiva de uma carta de compromisso. A carta de Penha, será encaminhada para a marcha dos vereadores do Brasil após leitura e aprovação.
A Carta de Penha foi uma elaboração coletiva de compromissos, defendendo a igualdade de gênero e salário entre homens e mulheres, 50% da garantia de mulher na lei eleitoral, a revisão da reforma previdenciária, bem como ações urgentes e eficazes no combate a violência e discriminação contra mulheres.
O referido documento será lido na Marcha dos Vereadores do Brasil e posteriormente a comissão nacional da mulher parlamentar encaminhará a ONU, A Casa Civil, ao Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados como também a secretaria da mulher no governo federal.
Na sexta-feira (24/03), após a apresentação da palestra “ O “SER” na sociedade, pela professora Cíntia Brasil Cardoso, a seguir foi realizada a eleição para nova diretoria do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar que ficou constituída com a seguinte composição: presidente vereadora Maria Simões de Cacoal/RO, primeira vice-presidente vereadora Luiza Alice Dantas Tavares, segunda vice-presidente vereadora Marly Dulcineia da Silva de Balneário Piçarras/SC, primeira secretaria vereadora Maria Juraci Alexandrino de Penha/SC, segunda secretaria vereadora Ângela Maria Maluf de Cotia/SP, primeira tesoureira prefeita Cleci Aparecida Veronezi, segunda tesoureira Elaine e delegadas, vereadora Regilda dos Santos Correa Bacabal/MA, servidora da assembleia legislativa, Silvana da Silva Machado dos Santos de Florianópolis/SC, socióloga e servidora pública Valeria Mon’t Serrat Martins de Penha/SC, prefeita Ana Paula da Silva de Bombinhas/SC e prefeita Geovana Gessner de Trombudo Central/SC.

Fonte: PB Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.