MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

terça-feira, 29 de novembro de 2016

RAPIDINHAS DO RNPOLITICAEMDIA...

ALEXANDRIA 1:
É aguardada com muita expectativa, o modelo administrativo que será implantado pela  prefeita eleita de Alexandria, Jeane Ferreira. A população acredita que a nova gestão ficará na história da terra da barriguda, como um governo modelo e que agradará a todas a camadas da sociedade alexandriense.
Torçamos positivamente.

ALEXANDRIA 2:
Por falar na primeira mulher eleita prefeita em Alexandria, vemos que Jeane Ferreira já começou a escrever com letras garrafais, seu nome na política do oeste. Ao lado do prefeito eleito de Patu, Rivelino Câmara, pleiteará a FEMURN.

ANTONIO MARTINS:
Um verdadeiro "angú de caroço" está sendo aguardado para eclodir na terra da Boa Esperança, no campo da política. O estrago será tão desgastante, que merecerá o codinome de TSUNAMI. AGUARDEMOS.

MARCELINO VIEIRA:
Em termino de mandato, o médico José Ferrari de Oliveira se prepara para viver num longo e talvez perpétuo ostracismo político, comum ao governante que nada ou quase nada faz, durante o tempo de
administração. Procuro uma só obra de relevância nos 8 anos de "Ferrarismo" e não encontro.

OLHO D'ÁGUA DOS BORGES:
Maria Helena começará o governo municipal em 1º de janeiro, com o interesse de "tatuar" um novo ciclo em Olho D'água dos Borges. Espera-se que todos os detalhes da outra parte dos Queirogas que administrou o município por muitos anos, seja trazido à tona.

PATU 1:
Anote aí: Bruno Campelo e Rubinaldo Maia serão ocupantes de cargos de grande relevância no governo Rivelino |Câmara.

PATU 2:
Merecidíssimos. Foram fiéis e guerreiros, no projeto político de super secretário que como poucos,  tomou para si a administração de outrem e fez por merecer o reconhecimento popular.

PILÕES:
Qual será o real papel do vice-prefeito eleito, no governo Sabino Neto?
Essa é uma das grandes dúvidas de "11 em cada 10" conhecedores da política do município.

Venha-Ver:
A cada dia que aproxima-se o fim do "império" governista na Terra da Tríplice Fronteira, cresce a sensação que, alguns que pousavam de pessoas acima de qualquer outro, vai se arrepender da discórdia e do modo que tratou o seu semelhante. E quando chegar o momento ideal, vai descer do salto e querer calçar as famosas sandálias da humildade.

Venha Ver 2:
Segundo o ex-candidato a prefeito pelo bloco da situação, Francisco Queiroz, depois da derrota de 2 de outubro, o mesmo foi afastado da área financeira da administração atual. Será?

sábado, 26 de novembro de 2016

AUDIÊNCIA É MARCADA POR NOVO EMBATE ENTRE MORO E ADVOGADOS DE LULA


Defesa do ex-presidente contestou perguntas feitas pelos procuradores do MPF às três testemunhas
A ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu no âmbito da operação Lava Jato teve nessa sexta-feira (25) a oitiva de mais três testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público Federal (MPF). A audiência foi marcada por novas discussões envolvendo a defesa do petista e o juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.


Os advogados de Lula contestaram perguntas feitas pelos procuradores do MPF às três testemunhas: o doleiro Alberto Youssef e os lobistas Fernando Soares e Milton Pascowitch. A principal alegação era de que a promotoria estaria formulando perguntas que fugiam do escopo da denúncia. As intervenções foram indeferidas por Moro, que afirmou haver um contexto a ser esclarecido e autorizou a sequência da oitiva.

Quando teve a palavra, a defesa do petista questionou os depoentes se estes tinham firmado ou estariam firmando contrato de colaboração com autoridades de outro país, e se o MPF estaria envolvido nestes acordos. As três testemunhas pediram a Moro para não responder a essas perguntas sob a alegação de que havia a imposição de um sigilo a ser cumprido, e o juiz permitiu.

“Ficam reiterados todos os protestos relativos ao cerceamento do direito de defesa, na medida em que vossa excelência tomou o compromisso da testemunha, e a testemunha tem o dever de esclarecer os fatos”, disse um dos advogados de Lula.

Moro disse que iria respeitar a posição das testemunhas. "Não conheço essas negociações que ocorrem eventualmente lá fora, se é que existem. Se a testemunha vislumbra um eventual prejuízo, eu entendo que ela não pode ser forçada a depor, até porque não há nenhuma relevância para o objeto da acusação”, avaliou o juiz.

A defesa do ex-presidente replicou: “Apenas peço que vossa excelência fique atento ao contexto da defesa também. Porque está muito atento ao contexto da acusação”. O juiz respondeu que o contexto da acusação está na denúncia e pediu que fosse esclarecido também o contexto dos advogados, mas eles optaram por não adiantar a estratégia de defesa.

O depoimento do pecuarista José Carlos Bumlai, que estava previsto para hoje, foi remarcado para a próxima quarta-feira (30), quando também devem ser ouvidas outras três testemunhas de acusação.

Depoentes negam envolvimento de Lula

Os três depoentes foram questionados se mantiveram, em algum momento, conversa ou tratativa de pagamentos indevidos com o ex-presidente Lula. Todos eles responderam negativamente à pergunta. As testemunhas também disseram não conhecer nenhuma informação que ligue o petista ao apartamento tríplex em Guarujá, litoral de São Paulo.

Além do ex-presidente, são réus desta ação penal a esposa dele Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto, e mais cinco pessoas. Lula e Marisa foram dispensados por Moro de comparecer às audiências, bastando apenas a presença dos advogados.

Com informações da Agência Brasil.

PARA CONTER CRISE, TEMER PODE VETAR ANISTIA A CAIXA 2


Em meio a mais uma crise que resultou na queda de Geddel Vieira Lima, um dos principais ministros do governo, o presidente Michel Temer tenta criar uma agenda positiva antecipando que vetará qualquer proposta do Congresso de anistia ao caixa dois. A posição representa um recuo de Temer em relação ao que havia sinalizado a interlocutores menos de 24 horas antes.


Segundo eles, o presidente vinha dizendo que sancionaria integralmente o texto aprovado pelos parlamentares, havendo ou não anistia a crimes. Mas, em reunião nesta sexta-feira com aliados, após um dia conturbado com a demissão de Geddel, Temer afirmou que vetará qualquer anistia a caixa dois, segundo o líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF).

FONTE: BLOG DO ROBSON PIRES

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Moro dispensa Lula e Marisa de comparecer a audiências em Curitiba


Assim, o casal não precisará viajar à capital paranaense na semana que vem para assistir à oitiva de testemunhas de acusação.


O juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, aceitou pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele e a esposa Marisa Letícia sejam dispensados das audiências da ação penal em que são réus, no âmbito da Operação Lava Jato. Assim, o casal não precisará viajar à capital paranaense na semana que vem para assistir à oitiva de testemunhas de acusação, que ocorrerá nos dias 21, 23 e 25 deste mês.

O pedido havia sido feito pela defesa do petista na última segunda-feira (14). Com a decisão de Moro, apenas a presença dos advogados de Lula e Marisa será necessária no curso das audiências. Ontem (17), o juiz havia notificado a Justiça Federal de São Bernardo do Campo (SP) para que intimasse o casal a comparecer à oitiva das testemunhas na semana que vem.

O novo despacho de Moro não libera a presença do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, que também é réu da ação penal.

Na segunda-feira (21), serão ouvidos os empreiteiros Augusto Mendonça, Dalton Avancini e Eduardo Hermelino e o ex-senador Delcídio do Amaral. Na quarta-feira (23), será a vez do ex-deputado Pedro Corrêa, dos ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa e do ex-gerente da estatal Pedro Barusco. Os depoimentos do doleiro Alberto Youssef, do pecuarista José Carlos Bumlai e dos lobistas Fernando Baiano e Milton Pascowitch estão marcados para a sexta-feira (25).


FONTE: No minuto.com

GAROTINHO NA CADEIA: “QUEREM ME MATAR, PORRA!”



Ao ser transferido do hospital para a cadeia, na noite desta quinta-feira (17), Anthony Garotinho (PR-RJ) esperneou e esbravejou. Deitado numa maca, foi carregado por bombeiros, sob a vigilância de agentes federais. Parecia calmo. Transtornou-se ao ser conduzido para o interior da ambulância. Sob refletores e ao som dos protestos da mulher Rosinha e da filha Clarissa, o ex-governador protagonizou a coreografia do medo.


“Vocês estão de sacanagem. Querem me matar, porra!”, vociferou Garotinho, de acordo com reportagem do Globo. Ele lembrou aos bombeiros e policiais que, durante o seu governo, grandes traficantes foram enviados para o complexo penitenciário de Bangu. O novo hóspede do presídio soou como se temesse por sua segurança. Garotinho debatia-se com tal vigor que seus movimentos desautorizavam suas palavras: “Me solta, me solta. Eu sou um enfartado”, dizia o preso, submetendo as coronárias de seus condutores a um teste involuntário de esforço.






FONTE: Blog do Robson Pires

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

BRASIL CORRUPÇÃO: A ORIGEM DESSE MAL E QUAIS AS PERSPECTIVAS?



O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, declarou recentemente que a corrupção no nosso país é "histórica, endêmica, sistemática e se arrasta ao longo das últimas décadas". O que então a história brasileira nos diz sobre a corrupção?


É bem verdade que o desejo de usufruir de benefícios, as facilidades proporcionadas pelo poder e o bem-estar em alcançar interesses próprios fazem com que o ser humano muitas vezes ultrapasse o limite da ética, da honestidade e da legalidade. E o pior, às vezes, esse ultrapassar do limite para se atingir aos objetivos não republicanos perdeu o bom senso que se tinha antes em relação a cerimônia dos atos ilícitos. Hodiernamente, se age como se fosse normal.


A possibilidade de ser corrompido em decorrência da satisfação de desejos pessoais existe para qualquer ser humano. Por isso, datar a origem da corrupção é atrelá-la à história do homem, uma vez que até mesmo os textos bíblicos fazem menção de sua ocorrência na Idade Antiga.


Alguns historiadores atribuem a origem da corrupção no Brasil à época da colonização pelos portugueses, que subornaram, escravizaram, mataram os povos nativos e contrabandearam os tesouros brasileiros. No período escravagista o comércio de escravos foi proibido, mas as autoridades e funcionários públicos faziam vistas grossas, afinal todos eles lucravam com o tráfico.


Com a instauração da República, outras formas de corrupção surgiram, como a eleitoral, através do voto de cabresto, existente até hoje de forma contemporizada. E falando nela, a corrupção eleitoral é apenas uma das formas através da qual se concretiza esse mal, mas é talvez a mais nefasta, já que a partir dela temos o círculo vicioso e pernicioso para se manter no poder.


Sem dúvida, ela foi intensificada nos últimos 20 anos pelos fenômenos do capitalismo e da globalização em que o ter sempre é mais valorizado que o ser, e o individualismo é estimulado em detrimento do bem da coletividade, como bem nos ensina Augusto Cury em seus livros. Ela se sustenta pelo clientelismo na figura das grandes empresas, pelo nepotismo e oligarquismo, principalmente pelo interior do país.


Nessa perspectiva histórica, percebemos que o Brasil foi colonizado, não para ser desenvolvido e povoado, mas apenas ser explorado e continua até hoje, mudando-se somente a forma. Ao passo que os Estados Unidos, por exemplo, foi colonizado por ingleses que fugidos das perseguições religiosas objetivavam transformar a região num lugar próspero para viver e comercializar.


Enquanto franceses executaram seu próprio rei, Luís XVI, na guilhotina em praça pública e demonstraram que nenhum governante está acima da Nação, os brasileiros são um povo sem grandes revoltas anotadas em sua história, um povo sem muito patriotismo, talvez porque um país tão jovem, grande e diversificado culturalmente não conseguiu ainda formar sua própria identidade a fim de que seu povo possa se nela reconhecer e defender.


A corrupção assim, não é um problema recente, mas se tornou cada vez mais prejudicial, por isso, pouco ou nada importa a sua origem. O essencial mesmo é lutar pelo seu fim! Essa batalha deve ser um compromisso de todo cidadão, pois quem rouba ou deixa roubar apenas contribui para perpetuá-la.


Hoje, nesse momento de instabilidade política no país, muitas dúvidas e uma certeza: a necessidade do combate à corrupção, aos desvios de recursos públicos, à sua má aplicação e à todas as formas de suborno. Como disse Marques de Maricá (1773-1848) “um povo corrompido não pode tolerar governo que não seja corruptor”, então está na hora de deixarmos de ser um povo explorado, oprimido, roubado, massacrado, ou seja, deixar de sermos espectadores para sermos autores da nossa história e começar a escrever um novo caminho para o nosso país.


E esse caminho só depende da mudança individual de cada um de nós, pois o problema em nosso país é a chamada transferência de responsabilidade, em que sempre buscamos o outro para apontar aonde se encontra a culpa e esta sinceramente está desde a nossa origem em cada um de nós e quem não concorda com essa assertiva, sinceramente, mais uma vez continua a saga de achar que o problema não é seu.


Realmente, o problema não é só seu, é nosso e, por conseguinte, nós é que temos de resolver, e nós significa todos, cada um, evidentemente, como se diz, no seu quadrado, e quando começarmos a resolver esse problema interno e nos parece que já demos um grande passo, as mudanças em todos os sentidos começarão a aparecer.


Vamos todos juntos mudar a cara do nosso país quanto a esse mal que nos assola desde o começo, sem qualquer paixão partidária ou pessoal, pois a verdadeira paixão, ou melhor, amor deve ser à nossa pátria, que não aguenta mais chorar ao longo de todos esses anos, pois se fizermos uma breve análise de custo e benefício, estamos com déficit e este tem que ser extirpado para que as futuras gerações deixem de chorar como nós, sendo o sorriso a marca desse país, que com certeza tem jeito.


POR HERVAL SAMPAIO E JOYCE MORAIS

EM CRISE, GOVERNO DO RN NÃO TEM RECURSOS PARA PAGAR 13º DE SERVIDORES



O governo do Rio Grande do Norte não tem recursos para pagar o 13º dos servidores este ano. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Além disso, o estado cortou investimentos, deixou de pagar fornecedores e vem pagando os salários de forma escalonada. Diante da situação, o governo avalia a possibilidade de decretar calamidade pela situação econômica. "Essa é uma matéria que vem sendo objeto de estudo de todos os governos da região Nordeste", informou a Seplan.
Em nota emitida na manhã de sexta-feira (11), o governo do Estado diz que tem se empenhado para pagar o funcionalismo. "O Governo tem empenhado todos os esforços para reduzir os efeitos da crise econômica do país no Rio Grande do Norte e conseguir os recursos necessários para honrar todos os compromissos assumidos, incluindo o 13º salário dos servidores. O Estado ainda busca, junto à União, o valor correspondente à multa dos recursos da repatriação e, em paralelo, também espera arrecadar aproximadamente R$ 200 milhões com o Programa de Recuperação Fiscal (Refis)".
De acordo com o governo, no Rio Grande do Norte, quase 40% das receitas do Estado têm como fontes transferências federais. De janeiro de 2015 a setembro de 2016, as frustrações de receita chegaram a R$ 980 milhões em comparação ao previsto para os orçamentos dos dois anos.
Com a queda nas receitas, o estado reduziu os investimentos. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 estimou, para a rubrica de investimentos, empenhos de R$ 1,8 bilhão. Porém, em virtude da crise econômica, o Estado realizou R$ 425 milhões.
O pagamento de fornecedores também vem sofrendo atrasos por falta de recursos. No dia 1º de novembro o maior hospital público do estado - o Walfredo Gurgel - suspendeu o fornecimento de comida para acompanhantes de pacientes e para servidores. A alimentação passou a ser fornecida somente para os pacientes internados porque a empresa que fornece os alimentos não foi paga e deixou de entregar.

A Seplan confirmou que "a obrigatoriedade do repasse do duodécimo e do pagamento da dívida pública em paralelo aos esforços realizados para honrar o compromisso com o funcionalismo levou o governo a atrasar o pagamento de alguns fornecedores". Mas nem os compromisso com o funcionalismo vêm sendo cumpridos.
O pagamento dos salários do mês de setembro só foi concluído no dia 28 de outubro. Para o pagamento do mês de outubro o governo não apresentou nenhum calendário. Não há também qualquer garantia de pagamento do 13º. "Em face da crise econômica, o governo tem encontrado dificuldades para pagar o funcionalismo em dia e tem trabalhado para buscar os recursos necessários para pagar o 13º salário", informou a Secretaria de Planejamento.


FONTE: G1

sábado, 5 de novembro de 2016

RAPINDINHAS DO RNPOLÍTICAEMDIA...

ÁGUA NOVA:
Como fica a política aguanovense, com as novidades que estão por vir... A coisa parece está desandando.
CORONEL JOÃO PESSOA 1:
O que só previa, Pachica conseguiu. Derrotou o herdeiro político do saudoso Neci, elegendo seu candidato para mais 4 anos, sob a batuta do bloco pachiquista, na pacata Coronel.
CORONEL JOÃO PESSOA 2:
Tomara que o prefeito não tenha ideia ligadas a quebra molas...
PATU:
Com a nova derrota da oposição patuense, o ex-prefeito Possidônio queiroga, dar adeus a qualquer possibilidade de voltar ao pode. A terra da Serra do Lima parece ter dado mais uma reposta, nas urnas, que não quer Popó por perto das decisões da política municipal.
PILÕES:
A expectativa é saber para onde vai Chagas, quando Sabino Neto assumir. Nunca na galáxia, tê-lo como secretário. Assim se espera.
RAFAEL FERNANDES 1:
A base oposicionista tem nova líder. Márcia Carneiro, com a votação obtida no pleito de 02 de outubro, tem mais que credibilidade para ter a cabeça do bloco contrário a sistema que busca perpetuar-se no poder no município. E que venha 2020.
RAFAEL FERNANDES 2:
Por falar na antiga "casinhas", será que o advogado Bruno, eleito prefeito, permitirá que Nicodemos, até agora maior líder da situação, continue co-governando a cidade?
RAFAEL GODEIRO:
Ludmila amorim está de volta ao comando administrativo de Rafael Godeiro. E a monuntenção do poder, deixa mais uma vez a pequena oposição vendo "navios"
TENENTE ANANIAS:
Um político oestano nos disse, que o médico líder político tenentaniense, Kerginaldo Jácome, pode ser candidato a deputado. Será?
VENHA-VER:
O que fará o prefeito eleito Célio Pinicapau, com o panorama que encontrará na prefeitura da cidade da tríplice fronteira?

terça-feira, 1 de novembro de 2016

6º PRÊMIO "DESTAQUES DA MÍDIA" DIVULGA VEREADORES QUE SERÃO AGRACIADOS COM A COMENDA, NO ANO DE 2016

ÁGUA NOVA- KADSON
ALEXANDRIA- DIASSIS E GIL FÁBIO
ALMINO AFONSO- JÚNIOR DE MORÃO
ANTÔNIO MARTINS- ALMEIDA
APODI- HORTÊNCIA REGALADO
AREIA BRANCA- TONHO DA COHAB
BARAÚNA- JOÃO JORGE E TERTINHO
CAMPO GRANDE- NILSON JÚNIOR
CORONEL JOÃO PESSOA- JACIRO CABOCLO E ROBERTO
FELIPE GUERRA- JOEDNA CANELA
GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO- CHAGAS CRUZ
JOSÉ DA PENHA- ANTONIO DOMINGOS
LUCRÉCIA- LINDALICE
LUÍS GOMES- GRAÇA DE AGOSTINHO
MAJOR SALES- ANTONIO LISBOA
MARCELINO VIEIRA- PEDRO JÚNIOR
MARTINS- FULGÊNCIO TEIXEIRA
MESSIAS TARGINO- JUSCELINO JALES
MOSSORÓ- CELSO LANCHES
OLHO D'ÁGUA DOS BORGES- JÉSSICA QUEIROGA
PARANÁ- MARQUINHOS E RISOLENE
PATU- RUBINALDO MAIA E KAKÁ
PILÕES- MAYCON VERÍSSIMO
PORTALEGRE- AFRÂNIO
RAFAEL FERNANDES- NICOLAS
RAFAEL GODEIRO- CARLOS DANTAS
RIACHO DA CRUZ- BORRACHEIRO
RODOLFO FERNANDES- WILSON FILHO
SÃO RAFAEL- MAGNO
SERRA DO MEL- MOABE SOARES
SERRINHA DOS PINTOS- ROGÉRIO DO POSTO
SEVERIANO MELO- RUBENS FERREIRA
TENENTE ANANIAS- MAGAL E ELIEUZA
TRIUNFO POTIGUAR- NECAS E NETO APOLINÁRIO
UMARIZAL- BAZOCA E NEIDE FREITAS
UPANEMA- CARLINHOS GARCIA
VIÇOSA- MÁRCIO DO CAMINHÃO

CIDADES QUE TERÃO OS VEREADORES VENCEDORES DO 6º "DESTAQUES DA MÍDIA", DIVULGADOS POSTERIORMENTE:

ALTO DO RODRIGUES
ASSÚ
CARAÚBAS
CARNAUBAIS
DOUTOR SEVERIANO
ENCANTO
FRANCISCO DANTAS
FRUTUOSO GOMES
GROSSOS
IPANGUAÇÚ
ITAJÁ
ITAÚ
JANDUÍS
JUCURUTU
PARAÚ
PAU DOS FERROS
PENDÊNCIAS
PORTO DO MANGUE
RIACHO DE SANTANA
SÃO FRANCISCO DO OESTE
SÃO MIGUEL
TIBAU
TABOLEIRO GRANDE
VENHA-VER

OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DAS 62 CIDADES OESTANAS, SERÃO ANUNCIADOS EM MUITO BREVE.
AGUARDEM.
A FESTA DE ENTREGA REALIZADA ANUALMENTE, TERÁ SUA DATA ANUNCIADA POSTERIORMENTE.