RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

TRIUNFO POTIGUAR: QUEM É QUEM NA DISPUTA PARA 2016.

A pequena e hospitaleira cidade de Triunfo Potiguar, encravada no Médio Oeste, vive o clima constante da disputa eleitoral. Apesar de distante numericamente 17 meses para a definição dos nomes que concorrerão a sucessão municipal, desde sempre cria-se prováveis candidatos. Uns, verdadeiramente devem disputar o embate de 02 de outubro de 2016. Outros, mera ficção política, digna do grande cineasta Steven Allan Spielberg.
Mas vamos ao que importa. Os nomes elencados nas conversas de esquina, nos becos e guetos de Triunfo Potiguar, vão de vereador; agricultor; funcionário público até secretário municipal. Ressaltar vale, que estes nomes são pensamentos do editor deste blog. Não retratando assim, a veracidade se comporão ou não, as chapas majoritárias para 2016.
Por ordem alfabética, para não beneficiar nenhum destes, segue:

AGENOR RIBEIRO: Vereador no município sendo o 2º colocado nas eleições de 2000, destacou no legislativo. Depois foi candidato a vice-prefeito, porém não obteve êxito. Em 2008, compôs chapa com Gildenor, sendo eleito e reeleito, nos anos de 2008 e 2012. É agricultor e forte nome no distrito da Serra do João do Vale, onde divide a popularidade com Leomar, comerciante da localidade e o jovem Francialisson, que está engatilhando na política e a cada dia, torna-se uma promessa com nítidos sinais de que no futuro será figura carimbada no meio político triunfense.
Se alicerçado numa base sólida, tendo um integrante de chapa vindo da sede do município, tem chances de sentar na cadeira do executivo municipal. Mas não é fácil. Outros nomes dentro do prórpio grupo ganham força e podem "sufocar" os anseios do atual vice-prefeito. Reeleito na chapa de Gildenor, não pode renovar o mandato na mesma função.
ANTÔNIO ESTEVAM, "TOIZINHO": Prefeito do município do 8 anos. Hoje, comenta-se que é inelegível. Outros dizem responder apenas processos administrativos. Na dúvida, quase 100% de possibilidades de apoiar outro nome. Forte, tem serviço prestado ao município e ocupa a "cabeça" da oposição triunfense. 
FRANCISCO ANTÔNIO DA FONSECA, "NECAS": 1º mandato como vereador. Irmão do ex-prefeito Toizinho, é o mais combativo do governo Gildenor. 
Caso sua cunhada, Lúcia, seja candidata a prefeita, deve permanecer como candidato a vereador. Havendo algum impedimento, pode aparecer como candidato na chapa oposicionista. Nome que sendo bem trabalhado, ainda pode deslanchar e causar surpresas a muitos. Tem ideias próprias. Isso pode atrapalhar algum projeto maior que tenha, na vida política.
JUIRLITON ESTEVAN: Atual secretário municipal de finanças. 
Nome referido pelos mais próximos do prefeito José Gildenor da Fonseca, tem o apadrinhamento político da tia e secretária de ação social de Triunfo Potiguar, Maria da Conceição, que apesar de não ter exercido nenhum cargo eletivo, tem muita força junto ao gestor do município, do qual é irmã. Residiu por muitos anos fora do município. Voltou anos depois e hoje tem o seu nome cotado para ser o candidato situacionista. Jovem, aparentemente trabalha para fazer com que a juventude "faça seu nome". Coragem já demonstrou que tem. Realiza ações dignas de quem deseja galgar o degrau maior da política do município. Recentemente, criou dois projetos, (1ª Caravana natal sem fome e Neste natal faça uma criança feliz), que levaram meu nome junto, como idealizador.
Trava uma batalha dentro do prórpio sistema governista, por ter entrado na disputa faz pouco tempo.
LÚCIA ESTEVAN: Esposa do ex-prefeito Toizinho. 
Foi secretária de saúde por 08 anos, quando o esposo era gestor municipal. É funcionária aposentada do estado do RN, Atualmente é comerciante na cidade. Hoje, é vista como a candidata natural da oposição. Não se sabe se há impedimentos, proveniente de quando era titular da pasta que ocupou. Nome forte, se houve a união de toda ala contrária a administração Gildenor.
RAILSON ESTEVAN DE ARAÚJO: Funcionário da prefeitura municipal de Triunfo Potiguar, sendo concursado para exercer a função de assistente administrativo. Foi secretário de finanças nas gestões do seu pai, Toizinho, entre 2001 até 2008. 
No começo do mandato do atual prefeito, se fez presente ao local de trabalho. Porém, curiosamente não mais comparece ao local de serviço, segundo informações, devido ter sido desviado da função para a qual foi concursado. Porém, continua recebendo normalmente seu salário. Atualmente é lotado na secretaria de administração. Pode surgir como opção, mas o entusiasmo de alguns, ofusca a possibilidade de ser o referido pelo bloco da oposição como cabeça de chapa.  
ROBERTO FONSECA: Vereador de primeiro mandato. É integrante da bancada situacionista. Atuante, tem seu nome citado para concorrer em chapa majoritária em 2016. Morou muitos anos no Rio de Janeiro e Natal. Candidatou-se nas eleições de 2012, sendo o 5º colocado. Faz um trabalho dentro da administração municipal, digno de relevância. É sondado e visto por grande parte da população, como forte postulante ao cargo de prefeito do município. Experiente e criativo, tem demonstrado aptidão para a política. A luta incessante por melhoria para a população, tem criado um ciúme descomunal dentro do próprio grupo ao qual pertence. Suas ações, na verdade, é uma faca de dois gumes.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.