RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 7 de julho de 2014

DESRESPEITO ÀS LEIS AUMENTOU APÓS MANIFESTAÇÕES, APONTA ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS LEIS, DA FGV DIREITO SP.

Mesmo indo às ruas protestar por melhores condições sociais e por justiça há pouco mais de um ano, o brasileiro admite que segue desrespeitando as leis mais básicas de convivência social. Essa é a constatação que pode ser extraída do IPCLBrasil (Índice de Percepção do Cumprimento das Leis), produzido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, na edição do primeiro trimestre de 2014.
“Uma hipótese que deve ser levada em consideração é que a falta de respostas adequadas das autoridades aos protestos pode ter levado a população a um sentimento de indiferença em relação às regras de civilidade”, aponta Luciana Gross Cunha, coordenadora do IPCLBrasil.
Segundo o relatório, a proporção de pessoas que respondeu ter adquirido um CD ou DVD pirata nos últimos 12 meses passou de 60% a 63% entre o primeiro trimestre de 2013 e o mesmo período de 2014; os respondentes que afirmaram ter feito barulho capaz de incomodar os vizinhos saltou de 34% a 40% no período.
A proporção de respondentes que admitiu ter jogado lixo em local proibido passou de 18% a 29% entre o primeiro trimestre de 2013 e o primeiro de 2014. Também cresceu a proporção de pessoas que admitiram estacionar em local proibido (de 22% para 23%), dirigir após consumir bebida alcóolica (14% para 17%); fumar em local proibido (5% para 12%); usar carteira de estudante para pagar meia entrada (5% para 9%), dar dinheiro a policial ou funcionário público para evitar ser multado (3% para 6%), levar itens baratos de uma loja sem pagar (3% para 5%).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.