MENU

RN POLITICA EM DIA 2012 ENTREVISTA:

sábado, 31 de maio de 2014

FÁTIMA BEZERRA CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA AO SENADO DURANTE ENCONTRO ESTADUAL DO PT.

Fala aguerrida, carregada de emoção e entusiasmo, e com o desejo de ir à luta. Foi assim que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) confirmou que disponibiliza seu nome como pré-candidata ao Senado nas eleições deste ano.
O anúncio foi feito no encerramento do Encontro de Definição de Candidaturas do PT-RN, realizado hoje (31), no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, em Natal.
“É com muita emoção que assumo com todo sentido que esse gesto pode ter a condição de pré-candidata ao Senado pelo PT/RN. Tenho consciência do desafio que temos pela frente. A dureza de uma disputa desigual, do cerco político e do poder econômico não nos intimida, não nos amedronta. Obstáculos existem para serem superados, e quanto maior a barreira, maior será o sabor da vitória. Vamos junto com o povo, com o PSD e aliados fazer uma campanha militante em todos os recantos dos estados. Vamos à luta”.
No encontro, ainda ficou definida uma coligação com o PCdoB para Deputado Estadual.


PESQUISA APONTA QUE POPULAÇÃO DA REGIÃO SERIDÓ APROVA TRABALHO DA POLÍCIA MILITAR.

Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, em 23 municípios do antigo Seridó, mostra que a imensa maioria dos seridoenses aprova o trabalho da Polícia Militar nas cidades da região. Numa questão estimulada, 72.7% dos entrevistados dizem que aprovam, enquanto 22.1% reprovam. As pessoas que não sabem responder somam 5.2%.
Das 23 cidades pesquisadas, Santana do Seridó obteve a melhor aprovação por parte da população pesquisada: 90.9% dos entrevistados aprovam e 9.1% reprovam. Do outro lado, São José do Seridó e Timbaúba dos Batistas são as cidades com a menor aprovação de 50% do total de entrevistados.
O Painel Seridó 2014 é uma ampla pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei em 23 municípios do Seridó Antigo. Além das cidades das microrregiões Seridó Ocidental e Oriental, também abrange Jucurutu (que atualmente faz parte do Vale do Açu), Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino, Cerro-Corá e Lagoa Nova (da microrregião Serra de Santana).
Segundo o jornalista Josenildo Carlos, que coordenou o trabalho, a explicação para a boa aprovação do trabalho da Polícia Militar pode parecer uma contradição com o atual momento de insegurança que ora vive a região, o Estado e o País. “As pessoas se sentem inseguras, mas são conscientes de que a Polícia Militar não é responsável pela explosão da criminalidade e seus homens estão trabalhando sem a estrutura ideal”, comentou.
Ele também aponta o tamanho das cidades como um fator positivo de aproximação entre Polícia e cidadão. “O fato de as cidades serem pequenas, quando todos se conhecem e as relações se estendem aos policiais, acaba provocando uma simpatia e respeito à instituição, ao contrário do distanciamento que ocorre em grandes cidades”.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 26 de maio e ouviu 1.200 pessoas de 16 anos ou mais, nas zonas urbana e rural de 23 municípios do antigo Seridó. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

DEU NO G1: FILHO DE PELÉ É CONDENADO A 33 ANOS DE PRISÃO.

Ex-goleiro do Santos, filho de Pelé é condenado a 33 anos de prisão.

Decisão foi tomada por juíza da 1ª Vara Criminal de Praia Grande, SP.
Edinho e outros réus ainda podem recorrer da decisão.

O ex-goleiro do Santos Futebol Clube Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, foi condenado pela Justiça por crime de lavagem de dinheiro, proveniente do tráfico de drogas, pela juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (30). O ex-jogador, que faz parte da comissão técnica do clube paulista, ainda pode recorrer.
Edinho foi condenado a cumprir 33 anos de detenção. Além do filho de Pelé, Clóvis Ribeiro, o "Nai"; Maurício Louzada Ghelardi, o "Soldado"; Nicolau Aun Júnior, o "Véio"; e Ronaldo Duarte Barsotti, o "Naldinho", também foram condenadas pela mesma prática.
Com a possibilidade de terem suas prisões preventivas decretadas, Edinho, "Soldado" e "Véio" devem entregar seus passaportes no cartório do 1º Ofício Criminal de Praia Grande em, no máximo, cinco dias a partir da data em que forem intimados com a sentença da Justiça. A medida visa evitar que algum dos condenados fuja e não possa ser localizado posteriormente. "Naldinho" está sumido há mais de cinco anos e, portanto, é considerado foragido. Já "Nai" teve a sua prisão preventiva decretada no transcorrer do processo e está detido.
De acordo com as investigações, "Naldinho" era o líder da organização criminosa, que tinha sua base em Santos e possuía ligação com o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro. Além dos réus condenados, outras pessoas também integram o grupo, descoberto pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) por meio da Operação Indra, em 2005.
Outro lado
A equipe do G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Santos Futebol Clube, que preferiu não se pronunciar, por ser um problema particular do ex-jogador. Também tentou contato com o advogado de Edinho, mas até a publicação dessa reportagem não obteve resposta.
O caso
O ex-goleiro foi preso em junho de 2005 em Santos acusado de ter ligações com Ronaldo Duarte Barsotti, o "Naldinho", que é apontado pela polícia como um dos principais traficantes da região. Na ocasião, Edinho negou as acusações e declarou ser apenas dependente de drogas.
Em 17 de dezembro de 2005, Edinho foi solto ao obter um habeas corpus no Superior Tribunal Federal (STF). Porém, em fevereiro de 2006, o Ministério Público denunciou o ex-goleiro por lavagem de dinheiro, o que resultou em uma nova prisão, 47 dias após conseguir a liberdade. Depois disso, a Justiça vinha negando com frequência os pedidos de liberdade feitas por Edinho.
No dia 21 de dezembro de 2006, a ministra Ellen Gracie havia negado pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-jogador mas, sete dias depois, os advogados pediram reconsideração da decisão. Edinho saiu da Penitenciária de Tremembé no dia seguinte.

Foto: Divulgação/Santos Futebol Clube

PRÓXIMO SÁBADO, DIA 07 DE JUNHO, TENENTE ANANIAS SEDIARÁ O 8º SEMINÁRIO "LOGOS".

A LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão, trará ao município de Tenente Ananias, o Juiz Eleitoral e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Herval Sampaio, para ministrar o 8º SEMINÁRIO "LOGOS", que realizar-se-à dia 07 de junho de 2014, na Câmara de Vereadores.

NOSSO PALESTRANTE:

José Herval Sampaio Júnior, Mestre e Doutorando em Direito Constitucional, Especialista em Processo Civil e Penal, Professor da UERN, ESMARN, Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização de Direitos Humanos da UERN. Herval Sampaio é autor de várias obras jurídicas, Juiz de Direito e Juiz Eleitoral.







O TEMA:
ABUSO DE PODER NAS ELEIÇÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Entre os inscritos, será sorteado o livro de autoria de Herval Sampaio intitulado Tutelas de Urgência - Sistematização das Liminares e um tablet.














Inscrições podem ser feitas pelos telefones:
(84) 96094668 - 94164719 - 33812569
Ou pelo e-mail: logosassessoriaepesquisadegestao@hotmail.com


VEREADOR DE CAICÓ VIRA DEFENSOR DE ROSALBA NO SERIDÓ.

A governadora Rosalba Ciarlini arranjou um defensor no Seridó: o vereador Leleu, de Caicó, que não reconhecendo a questão jurídica, defende a reeleição da Rosa. “Esse é um direito legítimo e merece censura quem pensa o contrário. Estamos presenciando a força e a resistência solitária da Rosa”, disse o vereador, se mostrando irritado com o presidente do DEM, senador José Agripino. “Se ele negar a legenda a Rosalba, o seu legado de líder político ficará maculado pela nódoa da insensatez”.


DEM QUER BARRAR DECRETO QUE CRIA SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), apresentou um projeto de decreto legislativo para barrar os conselhos populares criados por decreto nesta semana pela presidente Dilma Rousseff. O deputado ameaça recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o que chama de “medida antidemocrática”.
Na segunda-feira, Dilma editou um decreto que cria nove instâncias de negociação e comunicação com a sociedade civil. Embora já estivesse programada pelo Planalto desde 2010, a norma teve sua redação acelerada a partir das manifestações de junho do ano passado. O texto, que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), oficializará a relação do governo com os “novos setores organizados” e “redes sociais”. Os integrantes não serão remunerados e as propostas apresentadas não precisam necessariamente ser levadas adiante pelo governo.
Mendonça diz que o decreto presidencial é “eufemismo para o aparelhamento ideológico por meio de movimentos sociais, filiados do PT e sindicalistas ligados ao PT”. “É uma invasão à esfera de competência do Parlamento brasileiro e uma afronta à ordem constitucional do País. A democracia se dá por meio dos seus representantes no Congresso, legitimamente eleitos. Não bastasse as tentativas de controle da mídia e a ideologização e o aparelhamento da cultura no País, agora eles querem impregnar toda a máquina governamental”, comenta Mendonça em nota. O líder promete fazer pressão para que sua proposta seja votada com celeridade na Câmara.
“Esse decreto da presidente Dilma é uma afronta à ordem constitucional do País. Sabedor que vai perder as eleições, o PT age no sentido de criar um sistema paralelo de poder como Hugo Chávez fez na Venezuela, que em um primeiro momento tenta vender a ideia de participação popular para depois ter suporte para implantar o sistema bolivariano no País”, condenou o líder da oposição no Congresso Nacional, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO)
O partido de oposição ameaça fazer obstrução a votação de todos os projetos provenientes do Executivo, como Medidas Provisórias (MPs) e projetos em caráter de urgência constitucional, até que o Congresso consiga revogar o decreto da presidente Dilma Rousseff. Na avaliação de Caiado, o Executivo criará, a partir dos conselhos, cidadãos de primeira e segunda classe ao “privilegiar um pequeno grupo de pessoas ligadas ao partido na participação do processo decisório do País” . “Essa é mais uma tentativa de golpe do PT”, atacou.

Foto: Luís Macedo

PT ACEITA COMPOR CHAPA COM O PC DO B PARA PROPORCIONAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

O PT potiguar esteve reunido neste sábado (31), no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, na Cidade Alta, para seu Encontro Estadual de Definição de Candidaturas. Certeza do nome da deputada federal Fátima Bezerra para o Senado, numa composição com o PSD do vice-governador Robinson Faria, candidato ao Governo.
No segundo momento, foram abertas inscrições para um debate político que aprovou a aliança na proporcional para deputado estadual e na chapa majoritária com o PCdoB. Agora nomes comunistas como o deputado Fábio Dantas, o vereador George Câmara, o ex-prefeito de Tangará, Theodorico Bezerra Neto, a veterinária seridoense Joana D’Arc… Vão disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa juntamente com o deputado Fernando Mineiro, a dirigente do Sinte/RN, Fátima Cardoso e vereadores do PT espalhados em várias regiões do Estado, para somarem voto.


NOTA D RNPOLITICAEMDIA: A "SABEDORIA" DO PT É VISÍVEL. COMPOR CHAPA COM O PC DO B, PARTIDO PEQUENINO NO RIO GRANDE DO NORTE, FOI ACEITO, POR QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA, AGREGA VOTOS PARA O MAIS VOTADO DO PARTIDO. PORÉM, COMPOR COM O PSD, PARTIDO DE QUEM TAMBÉM É ALIADO, ISSO NÃO QUEREM. 
POR QUE? 
SIMPLES: PELO PSD TER NOMES BEM MAIS FORTE QUE O DE FERNANDO MINEIRO. ISSO COLOCARIA EM RISCO A REELEIÇÃO DO DEPUTADO PETISTA. UM DOS MAIS BENEFICIADOS, SERIA GALENO TORQUATO, EX-PREFEITO DE SÃO MIGUEL.

MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO CONTRA EX-PREFEITO DE PAU DOS FERROS

O Ministério Público do RN publicou na edição de hoje (31), no Diário Oficial do Estado, a abertura do inquérito civil que investigará a possível prática de improbidade administrativa do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (DEM). Ele teria contraído despesas de forma irregular no final do mandato, em 2012.
Segundo o autor do processo, promotor de Justiça Mac Lennon Lira dos Santos Leite, o objetivo é “apurar possível prática de improbidade administrativa por parte de Leonardo Rego, consubstanciada no descumprimento de obrigações fiscais, contraindo despesas no final e seu mandato em desconformidade com o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Fonte: Miquéas Capuxú/http://www.noticiasdejardim.com/

ABORDAGENS E BARREIRAS POLICIAIS CONTINUAM EM TODA ÁREA DE ALEXANDRIA.

Manhã deste sábado (31/05), o GTO de Alexandria deu continuidade ao trabalho preventivo de abordagens na região de Alexandria. Em diversos pontos form efetuadas varias barreiras e abordagens a veículos e pessoas.










Fonte: https://www.facebook.com/gto.alexandriarn


IMPRENSA NACIONAL DESTACA "GUERRA" ENTRE AGRIPINO E A GOVERNADORA ROSALBA NO DEM.

Para ter apoio da sigla, segundo revista Época, governadora acusará senador de tentar afundar o Democratas.

Contra Rosalba Ciarlini, o peso da desaprovação superior a 70% e das condenações na Justiça Eleitoral. A favor, o fato de ser a única governadora do DEM no País. E é este argumento principalmente que a chefe do Executivo Estadual levará na reunião marcada do partido marcada para esta segunda-feira, com a tentativa de convencer a sigla de que ela ainda deve disputar a reeleição pelo Governo do Estado. E o presidente nacional democrata, José Agripino, ainda será acusado de afundar o partido se não quiser tal candidatura.
Pelo menos, é isso que aponta o site da Revista Época, em texto assinado pelo jornalista Murilo Ramos, mostrando que a disputa interna do DEM no Rio Grande do Norte ganhou o noticiário nacional. “Agripino quer evitar que Rosalba tente a reeleição. Na próxima reunião do DEM, dirá que a popularidade de Rosalba está no subsolo e que ela corre o risco de se tornar inelegível em razão de processos na Justiça Eleitoral”, escreveu o jornalista.
“Rosalba acusará Agripino de afundar o DEM, já que é ela a única governadora do partido. Rosalba dirá que Agripino quer ajudar o candidato do PMDB, Henrique Alves, a derrotá-la nas urnas”, acrescentou Murilo Ramos, ressaltando qual será, em resposta, a estratégia rosalbista.
Ao falar da condição de “guerra”, inclusive, Murilo Ramos relembra a relação próxima dos dois “principais nomes do DEM são seu presidente, senador Agripino Maia, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que ele ajudou a eleger. Agora, os dois estão em campos opostos”.
Não foi por acaso que o DEM no Rio Grande do Norte virou notícia nacional. O RN é um dos únicos estados onde o antigo PFL ainda tem certa popularidade e, conforme a própria Rosalba tem sustentado, “apresentado tradicionalmente candidatos em chapas majoritárias”. Tem um governador (o único, ressalta-se) e tinha dois senadores (a própria Rosalba era senadora antes de assumir o Governo).

PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

1º SEMINÁRIO "LOGOS" EDUCAÇÃO.

A LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão, está desenvolvendo parceria junto a professora Cláudia Santa Rosa, para a realização do 1º SEMINÁRIO "LOGOS" EDUCAÇÃO.
Evento voltado para professores do Alto Oeste potiguar e que deverá ocorrer no final de junho ou na primeira quinzena de julho de 2014.

VAMOS CONHECER NOSSA PARCERIA NESTA NOSSA VERTENTE QUE A 
LOGOS - ASSESSORIA & PESQUISA DE GESTÃO 
DISPONIBILIZARÁ:

Cláudia Santa Rosa - Professora, especialista em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Educação. Diretora Executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). Coordena projetos voltados à formação de professores e ao controle social da escola pública. Articuladora da Rede e de Fórum Potiguar de Escolas Leitoras. Desde o ano de 1990 é servidora da secretaria de educação do Rio Grande do Norte, atuando, a partir de 2006, como coordenadora pedagógica do "Casa de Saberes", projeto político-pedagógico da Escola Estadual Hegésippo Reis. Atualmente é assessora técnica da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal.




Os temas prováveis são:

* "Os pilares de uma escola pública de qualidade social"
* "Reinventar a escola: a pedagogia da singularidade"
* "Formação de leitores: da biblioteca à sala de aula"
* "O projeto político-pedagógico da escola" 
* "Do Plano Nacional de Educação aos planos municipais: pactuar por uma Educação de qualidade social"


Pedimos aos secretários municipais de educação, que enviem e-mail, escolhendo um tema. O que receber mais indicações, será o escolhido.
Nosso endereço eletrônico: logosassessoriaepesquisadegestao@hotmail.com


LÍDER DA GREVE DA PM NA BAHIA TEM PRISÃO REVOGADA APÓS 42 DIAS NA PAPUDA.

Marco Prisco está preso desde 18 de abril e deve retornar a Salvador neste sábado.

O vereador de Salvador e líder da greve da PM na Bahia, Marco Prisco, teve a prisão revogada nesta sexta-feira (30). Ele permaneceu preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, desde o último dia 18 de abril. O juiz Fábio Roque, da 17ª Vara da Justiça Federal na Bahia, foi o responsável pelo relaxamento da prisão.
O advogado Fábio Brito informou que o grupo de cuida da defesa de Prisco entrou com pedidos de habeas corpus em todas as instâncias federais. "Nós pedimos habeas corpus no STF, Tribunal Federal e na Justiça Federal da Bahia."Qualquer uma delas poderia deferir o pedido de soltura do vereador", explicou.
Brito, que também é vice-presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), acredita que a decisão saiu mais rápido na Justiça Federal da Bahia porque a instância teria mais conhecimento da realidade local, reconhecendo que Prisco não representaria mais risco à sociedade. Esse foi o motivo apontado pelo Ministro Ricardo Lewandoski, do Superior Tribunal Federal (STF), para negar o primeiro pedido de habeas corpus no STF.
De acordo com a Justiça Federal, Prisco vai ter que pagar 30 salários mínimos (R$ 21.720), será monitorado com tornozeleira eletrônica e não vai poder ter contato com diretores de associações, inclusive da Aspra. O vereador também deve se apresentar à Justiça mensalmente para informar e justificar suas atividades.
O advogado está na porta do presídio da Papuda esperando o oficial que apresentará o documento expedido pela Justiça. Brito disse também que, provavelmente, Marco Prisco volte já neste sábado (31) para Salvador.

Fonte: A Tarde/http://nominuto.com/

JANOT QUER SIGILO EM INVESTIGAÇÕES DA PF COM O MINISTÉRIO PÚBLICO.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi criticado por delegados da Polícia Federal por ter decretado o sigilo absoluto a respeito de uma investigação em Mato Grosso. Ele se defende dizendo que sob seu comando o Ministério Público agirá sempre dessa forma para preservar as operações ainda em andamento.
Janot acha que a divulgação de operações da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público “mais atrapalha do que ajuda''. Em entrevista ao programa Poder e Política, do UOL e da “Folha'', ele diz ser importante “ter transparência e esclarecer o resultado que se obteve'', mas só ao final das análises de provas obtidas no que chama de “medidas invasivas'', como quando há busca e apreensão em endereços de pessoas investigadas.
Para o procurador-geral, “a investigação em si, o processo não é sigiloso''. Só que ele pretende não transigir a respeito do “sigilo das medidas invasivas até que o resultado delas seja obtido''.
O caso do Mato Grosso, a Operação Ararath, causou constrangimentos a promotores e procuradores que atuam naquele Estado. Segundo Janot, foi “feita uma apreensão na casa de um alvo que era secretário da Fazenda do Estado do Mato Grosso''. Ali havia uma planilha de “cartas de crédito'' para promotores e procuradores.
A primeira versão divulgada, explica, era a de que os integrantes do Ministério Público poderiam ter recebido algum tipo de pagamento ilícito. Depois, diz Janot, descobriu-se que se tratava uma forma peculiar de remunerar funcionários usada pelo governo do Mato Grosso: em vez de pagar em dinheiro por certos benefícios, o Estado dá cartas de crédito que são títulos comercializáveis no mercado. “Essa é uma regra do governo [de Mato Grosso] como um todo. Não é só procurador e promotor, são todos, são mais de 40 mil cartas de crédito que foram expedidas'', declara o procurador-geral.
Indagado sobre a troca de comando no Supremo Tribunal Federal, Janot diz que o próximo presidente da Corte, Ricardo Lewandowski terá um relacionamento mais “expansivo'' e “fluido'' do que o atual, Joaquim Barbosa, que se aposentará em junho.
Para Janot, a diferença entre Lewandowski e Barbosa será o “comportamento pessoal de cada um''.
“O ministro Joaquim Barbosa é mais retraído, é mais ensimesmado. O ministro Lewandowski é uma pessoa mais expansiva, uma pessoa que se relaciona de maneira mais fluida. Essa será a diferença de um e de outro, mas a condição técnica será a mesma''.
Janot classifica a atuação de Barbosa como “marcante, firme, e que trouxe o Supremo para a pauta da sociedade''. Mas não deixa de demarcar diferenças com o atual presidente da Corte. O procurador-geral diz ter posição contrária à de Barbosa na interpretação de quando um preso condenado no regime semiaberto pode trabalhar fora da prisão.
Barbosa considera ser necessário que o preso do semiaberto cumpra um sexto da pena antes de ter o benefício de trabalhar fora. Janot acha que isso pode ocorrer imediatamente. Essa deve ser a posição majoritária dentro o STF depois da troca de presidentes na Corte –o que deve liberar vários condenados no processo do mensalão.
Ontem [30.mai.2014] o procurador-geral começou a receber os dados da Operação Lava Jato, que resultou em muitas prisões a partir de um processo conduzido no Paraná pelo juiz federal Sérgio Moro. Janot vai analisar as provas e opinar a respeito de quais implicados devem ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal por terem foro privilegiado.
Como há indicações de que parte do material não analisado da Lava Jato continua no Paraná, Janot disse que vai se inteirar do assunto e determinar que tudo seja, de fato, remetido para Brasília.
Sobre uma ação de improbidade contra a presidente Dilma Rousseff por causa da participação da petista na decisão da compra, pela Petrobras, de uma refinaria de Petróleo nos EUA, Janot dá sinais de que vai rejeitar esse pedido da oposição. “Uma deliberação pode ser correta ou incorreta. Isso não é nem crime nem improbidade'', diz.

ASSISTA VÍDEO, CLICANDO AQUI


MALUF SELA ACORDO COM PT: "TEMPO DE TV GARANTE VITÓRIA DE DILMA".

Chamando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “grande estadista” e afirmando que a presidente Dilma Rousseff será reeleita no primeiro turno, o deputado Paulo Maluf selou nesta sexta-feira a aliança do PP com o petista Alexandre Padilha, que concorrerá ao governo paulista. Petistas e Maluf posaram para fotos sem constrangimentos na Assembleia Legislativa, repetindo as cenas polêmicas da eleição municipal, quando Maluf recebeu em sua casa Lula e o então candidato Fernando Haddad. Dessa vez, o ex-presidente Lula não participou da foto.
O acordo deve render 1min15 a mais para o programa de TV de Padilha. A expectativa é que o petista tenha mais tempo de televisão do que Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição. A estratégia é importante para fazer com que o ex-ministro seja mais conhecido pelo eleitorado de São Paulo.
Para Padilha, a aliança seria alvo de críticas de quem, “até quatro dias atrás”, esperava uma aliança com o PP. O petista se referia à participação do partido de Maluf no governo de Geraldo Alckmin, candidato à reeleição pelo PSDB.

Fonte: Tatiana Farah - O Globo/http://oglobo.globo.com/pais/noblat

ROSALBA DEPENDE DO DEM E DA LIMINAR DO TSE PARA SER CANDIDATA A REELEIÇÃO.

Hoje inelegível, governadora pode vivenciar mesma situação de Cláudia Regina e ser proibida de fazer campanha.

A presença ou não da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na eleição de 2014 não depende apenas da vontade do Democratas ou da conquista de apoios políticos interessados em apoiar a candidatura da atual chefe do Executivo – conforme afirmou o deputado federal Felipe Maia (DEM), em entrevista aO Jornal de Hoje nesta quinta-feira. Depende, também, da situação jurídica de Rosalba, até porque, no momento, ela está condenada por abuso de poder econômico e inelegível por oito anos em decisão de órgão colegiado. Ou seja: está com a ficha suja e, mesmo que queira, dificilmente conseguirá ser candidata em 2014.
Dessa forma, para ser candidata, Rosalba Ciarlini teria que conseguir uma decisão favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformando ou suspendendo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que, no início do ano, a condenou por usar a máquina pública estadual em benefício da candidatura da ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina – cassada 12 vezes por conduta vedada.
É bem verdade que, na visão do advogado da própria Rosalba, Thiago Cortez, isso não é algo impossível de acontecer. É até fácil, inclusive. “A candidatura de Rosalba Ciarlini é totalmente viável no aspecto jurídico. Basta ela querer. Ela reúne todas as condições para ir para a disputa”, afirmou Thiago Cortez, acrescentando que conseguir uma liminar para anular a única decisão que ainda tem efeitos válidos contra ela, não é nada complicado.
“Só há um processo e é facilmente reversível tanto por meio de liminar, quanto pelo julgamento do mérito. Até porque o TSE vem suspendendo todas as decisões contra prefeitos do RN. Na semana passada mesmo, o Tribunal devolveu os mandatos dos prefeitos de Olho d’Água dos Borges e Luiz Gomes. A única que não teve o mandato devolvido foi Cláudia Regina, por conta da quantidade de condenações”, explicou Thiago Cortez.
A esperança do advogado de Rosalba, no entanto, se confronta com os fatos, afinal, a governadora foi condenada pela primeira vez no dia 10 de dezembro do ano passado (inclusive, com a decretação do afastamento dela do cargo de governadora). Inesperadamente, conseguiu no TSE uma liminar dois dias depois, suspendendo a decisão.
“Nessa decisão, o TRE usurpou o direito que tinha e ainda afastou a governadora do cargo, mas a ministra do TSE, Laurita Vaz, suspendeu os efeitos da condenação no dia seguinte”, lembrou Cortez. No dia 23 de janeiro, porém, Rosalba foi cassada mais uma vez e a liminar que conseguiu para que seguisse no cargo, neste segundo caso, não anulou a inelegibilidade dela, que se mantém até o momento.
Por isso, dessa opinião de Cortez não compartilha o advogado Erick Pereira, doutor em Direito Constitucional e mestre em Direito Eleitoral. Segundo ele, tem sido tão fácil conseguir liminar no TSE que a própria Rosalba está inelegível desde o início do ano e não teve nenhuma decisão favorável na Máxima Corte Eleitoral do País que a suspendesse. “A situação é tão fácil de reverter que o TSE não tem concedido até agora”, relembrou, ironizando, o especialista.
Segundo Erick, inclusive, a situação de inelegibilidade de Rosalba pode fazê-la passar pelo mesmo que passou a ex-prefeita de Mossoró, ao tentar na eleição suplementar deste ano ser candidata. “Rosalba pode pedir o registro de candidatura, mas ele pode sequer ser reconhecido, assim como aconteceu com Cláudia Regina, o que a impedirá até mesmo de fazer propaganda e campanha. Veja bem, não é o indeferimento, como aconteceu com Larissa, que ela pôde fazer campanha, é o não reconhecimento, que a deixaria fora do processo”, afirmou Erick Pereira.

Fonte: Ciro Marques - Portal JH/http://martinsempauta.blogspot.com.br/

E TOME LEXOTAN: RAPIDINHAS DO RNPOLITICAEMDIA...

O presidente da Câmara de Vereadores de Rafael Godeiro, parece não ter fechado seu apoio ao ex-prefeito de São miguel, Galeno Torquato. Conversas houveram muitas. mas de concreto, absolutamente nada... Que será?

Uma fonte que merece minha total confiabilidade, me repassou que um blog anônimo da região do Alto Oeste, mais precisamente em área fronteiriça com o Médio Oeste, está com os dias contados para ser descoberto quem é o autor. O IP já está na mão. E vai ter revelação por aí...

Neide de Marcos, eleita em 2012 com a 3ª melhor votação para o legislativo umarizalense, tem feito valer a confiança que lhe foi depositada. Estive ontem com a mesma e seu esposo, vice-prefeito Marcos Barbosa Fernandes e notamos que o carisma por parte da população, é algo relevante. Têm trabalhado muito.

Recebemos documentação de um leitor do blog, oriunda do Ministério das Comunicações, sobre rádio comunitária. Curioso é que, segundo o citado, dentro da correspondência, juntamente com a nota técnica, veio uma matéria de um blog da região, sobre o PMDB. E, conforme o mesmo, "foi impressa no mesmo tipo de papel da noticia do PMDB, parecendo terem sido impressas no mesmo local". Danou-se... estamos em contato com o Ministério e em breve teremos explicações.... No mínimo, estranho.

O vereador Miguel Queiroz, de Venha-Ver, reclamou veementemente de uma passagem molhada no acesso para a comunidade de Vila Cacos. Segundo Miguel, a prefeitura errou feio na construção. Já o presidente da Câmara, Carlos Antônio denominou de "passagem molhada de papelão"...

A vereadora Gildênia, de Olho d'água do Borges, está firme e forte com sua posição em apoiar o nome de Galeno Torquato para deputado. Segundo a edil, o objetivo agora é agregar nomes de outras lideranças da região em torno do ex-prefeito micaelense.

Um vereador do Alto Oeste, está com problemas sérios no tocante a recursos relativos a construção e/ou reformas de casas. Se estourar, é nitroglicerina puríssima e causará um dano imenso, politicamente falando, Segundo a fonte, "ensinamentos" pertinentes a problemas semelhantes, já teve dentro de casa...

E se para a eleição de outubro próximo, o PT mantiver a negativa em coligação para proporcional, como fica a situação de alguns pré-candidatos da aliança?

O ex-candidato a prefeito de Riacho da Cruz, Marcondes Oliveira, embarcou com uma turma grande para Manaus. Irá participar este fim de semana, de uma festa de aniversário de um conterrâneo na capital do estado do Amazonas. fatalemnte, fechará acordo para 2016...

A segunda aula do curso de informática básica que a LOGOS - Assessoria & pesquisa de Gestão desenvolve na Câmara de Vereadores de Uamrizal, foi realizada ontem. Os alunos já entraram em contato com a empresa para prorrogar o curso, para uma melhor qualificação. "Temos muito o que aprender e entendo que o acréscimo de mais aulas em muito nos ajudaria. A coordenadora Lucenira Silva é muito preparada e paciente. Isso nos deixa mais à vontade para que nosso rendimento seja melhor", disse Neide de Marcos, uma das participantes.

PAU DOS FERROS: JUSTIÇA DECRETA PRISÃO DE COMERCIANTE QUE AMEAÇOU JUIZ DE MORTE.

A Justiça Federal decretou a prisão preventiva de um comerciante por ter feito ameaças de morte a um juiz trabalhista de Pau dos Ferros, na zona Oeste do Rio Grande do Norte. A decisão é do juiz Orlan Donato Rocha, titular da 12ª Vara Federal, que determinou uma busca e apreensão na casa do empresário para apreender armas, munições ou outros acessórios.
“A situação delineada nos autos é deveras consideravelmente grave, a exigir uma resposta estatal com vistas a evitar que vidas sejam ceifadas, e que cidadãos sejam privados de exercitar seus direitos constitucionais básicos, tais como direito às verbas trabalhistas decorrentes de despedida com, ou sem, justa causa”, escreveu o juiz federal.
Para Orlan Rocha, a ameaça ao juiz "afeta sobremaneira a credibilidade da instituição do Poder Judiciário, com grande potencial de gerar a descrença no Poder Judiciário por parte da população local, afetando a idoneidade da Justiça - que se constitui em valor essencial à sociedade -, bem como a regularidade da prestação do serviço público”, destaca o magistrado.
O juiz acrescenta nos autos que dois ex-empregados do comerciante também foram coagidos a desistir dos processos. De acordo com o magistrado, e estas e o Juiz do Trabalho, foram ameaçados de morte, de forma séria e concreta."


BB É O 1º BANCO BRASILEIRO A INAUGURAR AGÊNCIA NA CHINA.

O Banco do Brasil inaugurou nesta sexta-feira a primeira agência de um banco latino-americano na China. A agência em Xangai será comandada por um administrador expatriado e contará com 16 funcionários contratados na China. O Banco do Brasil espera aumentar o quadro de funcionários com o crescimento dos negócios já nos dois primeiros anos de atividade.
O BB inaugurou um escritório de representação em Xangai em 2004. Com autorização dos órgãos reguladores chineses, o maior banco do País poderá ampliar a atuação na China de olho no volume de negócios entre os dois países.
A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com fluxo comercial de US$ 83 bilhões em 2013, com perspectiva de atingir US$ 100 bilhões nos próximos anos. No ano passado, as exportações brasileiras para o País somaram US$ 46 bilhões, recorde histórico.

Fonte: Murilo Rodrigues Alves - Agencia Estado/http://oglobo.globo.com/pais/noblat

PRESIDENTE DO STF DIZ QUE NÃO TOMOU DECISÃO DE SE APOSENTAR POR CONTA DE AMEAÇAS.

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa negou que tenha tomado a decisão de se aposentar por conta de ameaças. A afirmação foi feita ao deputado federal Chico Alencar (Psol) durante o voo da TAM que os trouxe ontem para o Rio.
Ao ver o ministro na primeira fila de poltronas, Alencar perguntou se ele, ao renunciar, tinha tirado um peso das costas. Barbosa respondeu que isso levaria tempo, mas ressaltou que não carregava “o peso de ameaças”. “Não estou me aposentando por medo delas”, enfatizou.
Fotos
Segundo Alencar, Barbosa não confirmou ou desmentiu a existência de ameaças. O ministro foi muito cumprimentado por passageiros, vários fizeram questão de posar para fotos ao seu lado.

Fonte: Fernando Molica/http://odia.ig.com.br/

HENRIQUE ALVES ANUNCIA QUE VAI CONVIDAR FAFÁ ROSADO PARA UMA REUNIÃO POLÍTICA.

Ao chegar em Areia Branca, para a cobertura dos atos inaugurais das sedes do TJ e do TRE, o titular do blog sentiu que não seria fácil, conversar com um dos convidados, o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, pré-candidato ao Governo do Estado, presidente do PMDB-RN e da Câmara Federal.
É que de cara, lideranças como o presidente do PMDB local, ex-vereador Cleodon Bezerra, revelou que "vamos tentar arranjar um tempo para uma reunião com ele (Henrique Alves)".
Para complicar, Henrique, em companhia da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, PSB, chegou com a solenidade em andamento.
A dificuldade aumentou ao final da solenidade, pois, prefeitos, vereadores, empresários, autoridades e, principalmente, populares, não paravam de convocar: "Henrique, Henrique...".
E com estilo de pré-candidato a governador, Henrique foi arrastado para o meio dos populares que se postavam na parte externa do TRE, que seria inaugurado em seguida.
Todavia, porém, no entanto, entretanto, como bom político que é, Henrique arrumou um tempinho para conversar com o blog e com o Portal e Rádio Difusora de Mossoró.
E bem ao seu estilo, não deixou nenhuma pergunta sem resposta.
Inclusive sobre a situação do PMDB de Mossoró, pós-eleição suplentar quando a maior parcela do partido seguiu a ex-prefeita Fafá Rosado, no apoio ao candidato vitorioso, prefeito Francisco José Júnior.
Na entrevista Henrique Eduardo Alves anuncia que irá convocar Fafá Rosado para uma reunião política.
Os detalhes da entrevista você confere neste sábado, 31, no novo Blog do Skarlack.


PESQUISAS CONTINUAM SENDO PARA INGLÊS VER.

Todo mundo sabe que todo mundo sabe que há pesquisas para todos os gostos no cenário político do Rio Grande do Norte. Tem as do pré-candidato do Governo Henrique Alves (PMDB), tem as do pré-candidato ao Governo Robinson Faria (PSD), tem as da pré-candidata ao Senado Fátima Bezerra (PT), tem as da pré-candidata ao Senado Wilma de Faria…e agora tem a da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Com o DEM rosalbista apostando cada vez mais na viabilidade da candidatura dela à reeleição, já tem números sendo divulgados na praça. De todas essas pesquisas, se espremer… não sai nada. E os próprios contratantes sabem disso. Tanto que não registram umazinha sequer no Tribunal Eleitoral. Por enquanto, pesquisa só para inglês ver. Ao contrário de outras eleições, maio termina sem uma manchete de jornal apontando os vitoriosos e os derrotados de outubro.


SISU: INSCRIÇÕES SERÃO DO DIA 2 A 4 DE JUNHO.

As inscrições para uma vaga na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, começam pela internet no dia 2 de junho e vão até 4 de junho. Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo de inscrição da segunda edição deste ano será menor – dois dias a menos que no ano passado. O cronograma foi anunciado hoje (30) pelo ministro Henrique Paim.
Segundo Paim, a redução do prazo não deve significar queda ou sobrecarga no sistema. “Nós vimos que, embora as inscrições ficassem abertas cinco dias, tinha uma concentração no primeiro e no último dias, havendo redução significativa nos outros dias. Na nossa opinião, os três dias serão suficientes”, disse, acrescentando que já no segundo dia os alunos terão acesso às notas de corte para escolherem os cursos.
O número de vagas na segunda edição de 2014 do Sisu cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 51.412 cadeiras em 67 instituições. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179 em junho de 2013 para 1.447 em 2014. O ministro destacou o acréscimo de 847 vagas em medicina e de 2.550 vagas nos cursos de engenharia. Pedagogia é o curso com maior oferta, com 1.386 vagas.
“Esse processo revela, na verdade, um processo de evolução, de credibilidade em torno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e ao mesmo tempo uma ampliação de oportunidades por parte do governo federal, seja por meio de universidades federais, seja por meio de universidades públicas estaduais. O que nós temos hoje é a consolidadação desse trabalho e uma confiança no processo de seleção unificada que permite que um estudante, da sua casa, possa concorrer em processos seletivos em 67 instituições de ensino superior”, avaliou o ministro.
Henrique Paim também vê como positivo o crescimento do percentual de vagas destinadas a cotas ou políticas de ações afirmativas. Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. Na avaliação do ministro, isso demonstra que as universidades estão se antecipando à lei aprovada em 2012, que prevê que metade das vagas deverá ser ofertada nessa modalidade.
“Demonstra que há uma adesão muito forte das instituições a esse modelo, que é um modelo importante de inclusão para o país. De fato, o país já consolidou, seja do ponto de vista do Judiciário, seja do ponto de vista administrativo, o ganho que se tem com essa política afirmativa”, disse.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 de junho e as matrículas ocorrerão de 9 a 13 de junho. A segunda chamada está prevista para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho.
Como o período coincide com alguns jogos da Copa do Mundo e em algumas cidades pode haver ponto facultativo, o ministro admitiu que podem ocorrer alterações no calendário nessas cidades. Se isso ocorrer, o ministério divulgará as novas datas. Inscrições no site do SISU - pela internet .

Fonte: http://justicaemfoco.com.br//Agência Brasil

DIA 07 DE JUNHO, TENENTE ANANIAS SEDIARÁ O 8º SEMINÁRIO "LOGOS".

A LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão, trará ao município de Tenente Ananias, o Juiz Eleitoral e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Herval Sampaio, para ministrar o 8º SEMINÁRIO "LOGOS", que realizar-se-à dia 07 de junho de 2014, na Câmara de Vereadores.

NOSSO PALESTRANTE:

José Herval Sampaio Júnior, Mestre e Doutorando em Direito Constitucional, Especialista em Processo Civil e Penal, Professor da UERN, ESMARN, Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização de Direitos Humanos da UERN. Herval Sampaio é autor de várias obras jurídicas, Juiz de Direito e Juiz Eleitoral.







O TEMA:
ABUSO DE PODER NAS ELEIÇÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Entre os inscritos, será sorteado o livro de autoria de Herval Sampaio intitulado Tutelas de Urgência - Sistematização das Liminares e um tablet.














Inscrições podem ser feitas pelos telefones:
(84) 96094668 - 94164719 - 33812569
Ou pelo e-mail: logosassessoriaepesquisadegestao@hotmail.com


MANTIDAS NOVAS ELEIÇÕES EM DOIS MUNICÍPIOS NESTE DOMINGO.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve as eleições marcadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina para o próximo domingo, 1º de junho, nos municípios de Ipanguacu (RN) e Benedito Novo (SC). Já o novo pleito que iria acontecer em Pirangi (SP) foi suspenso pela ministra Luciana Lóssio, que concedeu liminar favorável à ação ajuizada no TSE contra a realização de nova votação na cidade do interior paulista.
A nova eleição de Ipanguaçu (RN) foi determinada a partir da cassação do mandado do prefeito eleito em 2012, Leonardo da Silva Oliveira (PT), e do vice, Josimar da Silva Lopes (PSB), condenados por abuso de poder econômico na captação ilícita de votos, nas últimas eleições municipais. O presidente da Câmara de Vereadores assumiu a chefia do Poder Executivo do município até o resultado do novo pleito.
Em Benedito Novo (SC), as novas eleições foram marcadas porque o candidato vencedor das eleições de 2012, Laurino Dalke (PMDB), teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. Ele foi barrado pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), e a impugnação se baseou em uma condenação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de 2009, referente à prática de crime ambiental. Como o peemedebista teve mais de 50% dos votos válidos, a lei prevê a realização de uma nova eleição.
Já em Pirangi (SP), a eleição havia sido marcada depois que o candidato mais votado em 2012, Brás de Sarro (PSD), e seu vice, João Gonçalves de Sarro (PMDB), tiveram seus registros cassados pelo TRE paulista por abuso de poder político e econômico e por compra de votos. Eles foram declarados inelegíveis por oito anos e não chegaram a ser empossados. A administração da cidade foi exercida, interinamente, pelo presidente da Câmara Municipal.
Entretanto, segundo a ministra Luciana Lóssio, a decisão que cassou o mandato do prefeito e de seu vice, aparentemente, contrariou a jurisprudência do TSE segundo a qual a utilização de gravação ambiental somente é viável quando há autorização judicial e para fins de defesa do acusado. Por essa razão, uma nova eleição para substituir os políticos antes do julgamento do Tribunal poderia causar “dano irreparável” aos titulares do mandato. A ministra determinou que Brás de Sarro e João Gonçalves sejam diplomados nos respectivos cargos.


A PEDIDO DA PREFEITA FÁTIMA E DO VEREADOR GENILDO, REPRESENTANTE DO DER VIRÁ A OURO BRANCO VER SITUAÇÃO DE PONTE E DE RODOVIA.

Demétrio Torres (DER) se comprometeu em realizar os reparos necessários na RN 089 e na “Ponte de Manoel Brito”.

A prefeita de Ouro Branco-RN, Drª Fátima Silva, esteve na capital do estado, acompanhada do vereador Genildo Medeiros, quando participaram de audiência com o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER-RN), Demetrio Torres.
Em pauta, reparos na RN 089, que liga Ouro Branco a Jardim do Seridó, bem como na Ponte sobre o Rio da Carnaubinha, conhecida popularmente como “Ponte de Manoel Brito”.
Drª Fátima falou sobre o pleito: “A rodovia 089 tem uma importância fundamental para o nosso município, pois diariamente muitas pessoas trafegam por lá. São dezenas de veículos que contribuem para a dinâmica e desenvolvimento do nosso município. A ponte de Manoel Brito também há anos vem se deteriorando, e nos primeiros meses de nossa gestão, efetivamos os pedidos junto ao DER para que os reparos necessários sejam feitos“.
A prefeita ainda propôs que a Prefeitura poderia dispor de meios para fazer o roço das plantas que cresceram nas margens da rodovia, com recursos próprios, o que fora aceito pelo diretor do DER.
O vereador Genildo Medeiros também destacou a importância destes pleitos: “Destaco a união de forças para que os reparos sejam feitos na RN 089. Apresentamos a proposição na Câmara, e a prefeita efetivara o pedido junto ao DER. Endossamos os nossos pedidos junto ao próprio diretor da instituição, que se comprometeu em verificar in loco os problemas relatados“.
Nesta quinta-feira (29), o engenheiro Wellington Sena estará em Ouro Branco para avaliar as condições da rodovia e da ponte.

Fonte: Lenilson Azevedo/http://portaldesaojose.blogspot.com.br/

DECLARAÇÃO DE DILMA PARA HENRIQUE FOI TORCIDA OU IRONIA?

Huummm...
O deputado-governadorável Henrique Alves não pensa em outra coisa a não ser na frase dita a ele pela presidente Dilma Rousseff: "Quero ver Henrique governando o RN".
Resta saber qual o contexto da declaração de Dilma.
Se ela desejava mesmo, com alto teor de pompa e circunstância a eleição de Henrique para o Governo, ou se ela falava de dificuldades enfrentadas pelo seu governo, pioradas pelo Congresso, sento o deputado-presidente da Câmara bem atuante nessa história, e desejou a dificuldade para Henrique.
"Quero ver Henrique governando o RN", como quem diz...enfrente a barra que estou enfrentando aqui...quero só ver se você dá conta...