RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 16 de julho de 2013

SENADO FAZ PESQUISA SOBRE PROTESTOS DE RUA E NÃO INCLUI REFORMA POLÍTICA NO SEU QUESTIONÁRIO.

O DataSenado (serviço de opinião pública do Senado) realiza uma pesquisa online sobre os protestos que eletrificaram as ruas do país em junho. Tenta-se mapear os motivos da raiva das ruas e aferir a repercussão das respostas dadas pelo Congresso e por Dilma Rousseff. A sondagem tem 22 indagações. Pergunta-se até a opinião das pessoas sobre o projeto do “passe livre”, apresentado por Renan Calheiros. Mas não há uma mísera questão sobre a reforma política.
A aversão aos políticos e às bandeiras dos partidos levou Dilma Rousseff a concluir que um dos desejos da juventude que foi ao meio-fio seria a reforma política. Em mensagem ao Legislativo, ela “sugeriu” a realização de um plebiscito, que já foi mandado às calendas. Na Câmara, instala-se nesta terça o grupo que tentará colocar em pé uma proposta de reforma. Entrou em crise da sessão inaugural. No Senado, a “prioridade” já não vale nem uma brecha em questionário de pesquisa.
Na questão de número cinco, a sondagem do DataSenado pergunta quais foram os principais motivos das manifestações. Listaram-se sete alternativas. O internauta pode marcar quantas quiser: excesso de impostos, tarifas elevadas de transporte público, gastos com a Copa do Mundo, deficiências nos serviços de saúde e educação, criminalidade, combate à corrupção e “cura gay”. Quem quiser mencionar a PEC 37 ou o ‘Fora Renan’ terá de escrever no espaço “outros”.
Num instante em que as ruas parecem dar uma trégua, o DataSenado quer saber se o armistício será longo. Na décima pergunta, o pesquisado é convidado a avaliar a atuação do Congresso “diante das manifestações populares”. Ótima?, Boa?, Regular? Ruim? Péssima?
Duas indagações adiante, injeta-se Dilma Rousseff na prosa: “Com as medidas anunciadas pela presidente da República e pelo Congresso Nacional, você acha que as manifestações devem: aumentar, permanecer iguais ou diminuir? Depois da coleta e da tabulação dos dados, os resultados serão veiculados no portal do Senado.

Fonte: Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.