RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 17 de julho de 2013

DEPUTADO PROTOCOLA UM PEDIDO DE CPI DA COPA.

O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) protocolou na Mesa Diretora do Congresso um pedido de CPI para investigar os gastos do governo nas obras da Copa do Mundo de 2014. Foram recolhidas 192 assinaturas de deputados e 28 de senadores. O regimento exige no mínimo 171 rubricas na Câmara e 27 no Senado. Portanto, obteve-se o número de apoiadores necessários para a instalação de uma comissão mista, com representantes das duas Casas do Legislativo.
O próximo passo é a conferência das rubricas. Confirmando-se a autenticidade, Renan Calheiros, que acumula as presidências do Senado e do Congresso, terá de ler o pedido em plenário. Algo que só poderá ser feito em agosto, já que o Congresso entra em recesso branco nesta quinta (18). Depois, os partidos serão convidados a indicar os seus representantes na nova CPI. E marca-se a data da instalação.
A apresentação do pedido de CPI vai às manchetes como mais uma evidência da deterioração do bloco partidário que dá suporte congressual a Dilma Rousseff. O apoio à presidente decresce na proporção direta da queda de sua popularidade nas pesquisas. “Depois da mobilização popular, há mudança de comportamento dos parlamentares”, constata Alvaro Dias (PR), vice-líder do PSDB no Senado. “Agora, já conseguimos assinaturas para instalar uma CPI. Espera-se que a comissão possa trabalhar, sem que haja uma operação abafa.”
A exemplo do que fez em outras ocasiões, o governo deve pressionar seus supostos aliados para que retirem as assinaturas do requerimento de CPI. Na Câmara, será mais difícil. Há 21 rubricas além do necessário. No Senado, é mais fácil. Só há uma assinatura de sobra. As fornalhas do Congresso só serão religadas em agosto. Ou seja: o Planalto dispõe de duas semanas para operar.
Para desassossego de Dilma, a oposição também planeja se manter no gramado. Quer enfiar novas assinaturas dentro do requerimento de CPI. Simultaneamente, corre no Congresso outro pedido de CPI. Sugere a investigação das operações de crédito realizadas pelo BNDES com verbas do Tesouro Nacional.

Fonte: Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.