RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 3 de junho de 2013

MÁQUINAS DO PAC CHEGAM A 149 MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE QUE SOFREM COM A ESTIAGEM.

A conservação contínua das estradas vicinais e a construção de reservatórios de água serão uma realidade para os moradores rurais do Rio Grande do Norte, localizados no Semiárido. Com foco na organização produtiva dos agricultores familiares dessa região, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregarão, nesta segunda-feira (3), 171 máquinas, sendo 101 retroescavadeiras e 70 motoniveladoras, para cada uma das prefeituras beneficiadas.
A iniciativa integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da estiagem e melhorar as condições de convivência com o Semiárido. A solenidade de doação está marcada para as 11h, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Araújo Sales, no Centro Administrativo do estado, na capital Natal.
Todos os equipamentos foram adquiridos por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa Sobrinho, explica como o maquinário melhorará a convivência com o Semiárido. "Esses equipamentos preencherão uma necessidade de muito tempo de termos equipamentos que possam não só abrir novas estradas, para o escoamento da produção, mas mantê-las de forma permanente a dar condições para que a produção da agricultura familiar possa ser escoada de forma eficiente, garantindo a pontualidade para o mercado comum, como também para outros programas do governo, como o PAA e o Pnae”, assegura.
As máquinas serão usadas também para construir novos reservatórios de água, que amenizarão os períodos de seca no Semiárido. “Nós temos outras ações que são estratégicas para o processo de produção de alimentos, como a utilização das máquinas nas construções de barragens submersas, que têm se consolidado como estruturas de produção de alimentos no meio rural”, explica o delegado.
Rebanho
Em Pendências, a cerca de 200 quilômetros de Natal, o prefeito Ivan de Souza Padilha aguarda com ansiedade a chegada da primeira motoniveladora do município, que sofre com a forte seca na região. "De 30% a 40% do nosso rebanho foi perdido. Só quem está sobrevivendo são os pequenos animais, como ovelha, cabra, galinha. A lavoura a gente nem coloca expectativa de perda, porque a maioria não plantou porque as chuvas foram irregulares. Não houve nem tempo para plantar e os poucos que plantaram perderam.”
O equipamento reforçará o trabalho já iniciado pela retroescavadeira recebida pelo município em junho de 2012. “Vai ser um grande benefício, uma hora dessa máquina é muito cara e o município não tem condições de alugar para atender os agricultores. Com essa máquina, a gente vai poder constantemente fazer as estradas para o escoamento da produção como, também, ajudar os agricultores na questão de plantar e aproveitar a pouca água que tem”, finaliza.
Semiárido
Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, cada um dos 1.440 municípios do Semiárido receberá, ainda, um caminhão-caçamba, pá carregadeira e caminhão-pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no início do ano.

Fonte: http://www.mda.gov.br/

LISTAGEM DOS MUNICÍPIOS BENEFICIADOS:

http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=13144830

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.