RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 6 de junho de 2013

DEPUTADO GUSTAVO CARVALHO DEFENDE CONSTRUÇÃO DE ABRIGOS PARA IDOSOS EM CIDADES PÓLOS DO RN.

Objetivando garantir políticas publicas que proporcionem mais atenção social para os jovens da terceira idade, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Gustavo Carvalho, defendeu junto à governadora, Rosalba Ciarline e ao secretario de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, Luiz Eduardo Carneiro Costa, a construção de Lar de Idosos em cidades pólos do território potiguar.
Segundo Gustavo Carvalho, embora a maioria da população idosa seja independente e resida na comunidade, uma parcela precisa contar com o apoio de instituições residenciais de longa permanência. “Essa parcela é constituída de idosos muito desvalidos, acumulando problemas sociais e de saúde no interior do nosso estado e precisam da ajuda do Governo do Estado”, justifica o parlamentar.
Para o deputado, a criação de Lar do Idoso em algumas regiões do Rio Grande do Norte garantiria a terceira idade, cuidados e uma assistência à saúde de qualidade, sem falar no afeto, trabalho realizado por profissionais especializados que atuam nas áreas da saúde e da assistência social para aqueles que necessitam das políticas públicas e do amparo da sociedade, retirando-os da margem de exclusão e oferecendo-lhes os tratamentos devidos já previstos no Estatuto do Idoso.
Ainda de acordo com o deputado Gustavo Carvalho, se por um lado, os índices têm indicação positiva, demonstrando que a população está vivendo mais, por outro, preocupam pela qualidade no atendimento a esses idosos, especialmente àqueles sem condições financeiras.
O baixíssimo valor das aposentadorias e o alto custo dos planos privados de saúde inviabilizam uma assistência diferenciada, deixando idosos à mercê de uma assistência médica deficiente e desumana em filas de espera intermináveis.
O idoso tem garantia na Constituição Federal – Artigo 230 § 1º prevê programas de amparo aos idosos executados preferencial em seus lares.
“Portanto a presente propositura pretende minimizar as dificuldades, favorecendo a saúde física e mental de pessoas que tanto contribuíram à formação de nossa sociedade e que pouco ou nada tem recebido na fase em que mais carecem de amor, atenção e cuidados”, finaliza o parlamentar.

Assessoria Dep.Gustavo Carvalho/Correio do Seridó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.