RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 14 de junho de 2013

COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EXPULSA 70 POLICIAIS EM TRÊS ANOS.

De acordo com comandante-geral, em 2013 já foram abertos 150 inquéritos e procedimentos para apurar conduta ilegal contra PMs.

Nos últimos três anos, 70 policiais militares foram expulsos da Corporação potiguar por diversos crimes. A informação é do comandante-geral, coronel PM Araújo Silva, ao portalnoar.com. Em 2013, 150 inquéritos militares e procedimentos de investigação foram abertos contra membros da tropa. “Contra fatos e dados não há argumentos”, afirmou o oficial.
Ele contesta a afirmação do delegado aposentado Maurílio Pinto, dada em entrevista ao portalnoar.com, de que haveria corporativismo na Polícia encobrindo ação de grupos de extermínio.
Ainda de acordo com o comandante da PM/RN, do total de policiais expulsos entre 2011 e 2013, 30 encontram-se presos. “Todos os fatos que chegam para nós são devidamente apurados. Não podemos admitir desvios de conduta em nossa corporação. O policial precisa ter uma conduta exemplar”, declarou o coronel.
Araújo Silva ressalta ainda que dos 70 policiais expulsos nos últimos três anos, nenhum deles conseguiu retornar à corporação judicialmente. “Alguns chegaram a recorrer à Justiça para que se revertesse o licenciamento, mas o judiciário sempre confirmou a nossa decisão”.
O comandante garante que em todos os processos foi dado aos policiais o amplo direito à defesa e ao contraditório. “Às vezes somos taxados de sermos severos demais, de não sermos tolerantes, mas sempre damos aos policiais o direito de se defender”. Segundo o coronel, a PM/RN é a instituição que mais licenciou servidores do Estado nesses três últimos anos. “Acredito que 70 policiais expulsos é um bom número para demonstrar que não admitimos desvios de conduta”, finaliza Araújo Silva.
Em entrevista publicada no portalnoar.com, na última segunda-feira (14), o delegado Maurílio Pinto revelou que existe certo corporativismo entre policiais, principalmente militares, no sentido de encobrir a ação dos grupos de extermínio. Segundo o “Xerife”, alguns não denunciam seus colegas por amizade, outros fazem “vista grossa” porque esses grupos supostamente estariam matando “vagabundos”, e outros têm medo de represálias por parte dos envolvidos nesses crimes.

Fonte: Paulo de Sousa/Portal No Ar
Foto: Paulo de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.