RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 17 de junho de 2013

APÓS ENXUGAR SALÁRIO DE PROFESSOR, PREFEITURA DO CE FAZ FESTA DE R$ 621 MIL.


Prefeitura diz que as verbas para educação e para as festas são distintas.
Vereadores votaram pela redução do salário dos professores em até 40%.


A festa junina JuaForró, tradicional na cidade de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, tem gerado polêmica no município cearense. Os festejos, que começam nesta terça-feira (18), estão estimados em R$ 621 mil e contam com atrações como Elba Ramalho e a banda de forró Aviões do Forró. Os gastos foram anunciados uma semana depois de a Câmara de Vereadores aprovar uma redução na gratificação dos professores alegando enxugamento dos custos do município. Os educadores estão em greve desde o dia 12.
“Achamos tudo isso o maior absurdo e a gente já expressou isso. Tudo bem que é outra verba [da secretaria de Cultura, mas como é que você deixa a educação nessa situação e tem tudo para gastar com uma festa como o JuaForró?”, questiona a representante sindical e professora Masé dos Santos. Os professores afirmam ter realizado manifestações contra os gastos com a festa nos anos anteriores, mas sem que houvesse qualquer retorno.
Para esta 13ª edição da festa, segundo Masé dos Santos, os professores pretendem fazer uma movimentação nos arredores. “Se as pessoas vierem, nós fazemos o protesto”, afirma. Ela conta que, normalmente, não há adesão por parte da população.
Prefeitura de Juazeiro do Norte
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, autora da mensagem que solicitava a redução das gratificações, explicou que as verbas do órgão executivo são direcionadas. As verbas da educação não podem ser usadas em outras pastas e o mesmo vale para a verbas da Secretaria de Cultura, cujo orçamento prevê a realização do JuaForró.
No que se refere a redução da gratificação, a prefeitura informou que não há redução salarial. Segundo eles, os professores receberam o reajuste do salário base de 7,3%. O projeto enviado à câmara reduz parcialmente a gratificação, mas também dá um novo aumento no salário base de 2,06%. Números que, conforme a assessoria, não vão alterar o valor final recebido pelos professores.

Fonte: G1
Foto: Tv Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.