RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 11 de maio de 2013

TRÊS DIAS QUE ABALARAM O BRASIL.


A pedido da turma da coluna, a historiadora Mary Del Priore destacou três dias daquele maio de 1888, portanto há 125 anos, que aboliu oficialmente a escravidão negra do Brasil:

3 de maio
Na Fala do Trono, proferida no dia, a princesa Isabel, então Regente, mencionou a “extinção do elemento servil pelo influxo do sentimento nacional [...] aspiração aclamada por todas as classes [...] para que o Brasil se desfaça da infeliz herança”. Aplausos e simpatia. Mas não se falava em data.

11 de maio de 1888
É lido no Senado o projeto de lei declarando extinta a escravidão no Brasil, remetido pela Câmara dos Deputados. A comissão especial dá no mesmo dia parecer favorável à proposição.

13 de maio de 1888
Aprovada em última discussão no Senado a proposição que declarava extinta a escravidão, no mesmo dia é sancionada pela princesa Isabel. Vestida de branco-pérola e rendas valencianas, ela assinou a lei com uma caneta cravejada de brilhantes. Ela ganhou um buquê de camélias e, depois, foi para o balcão apoiada pelo antigo ministro Cotegipe. Ao perguntar-lhe o que achava do gesto, o velho político respondeu: “Redimiste, sim, Alteza, uma raça; mas perdeste vosso trono...”. Eram cerca de 15 horas.

Em tempo: as camélias, originalmente cultivadas por escravos fugitivos numa chácara do Leblon, viraram símbolo do movimento abolicionista.
Quem levasse uma na lapela ou as exibisse no seu jardim demonstrava seu protesto contra a escravidão.

Fonte: Anselmo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.