RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 14 de maio de 2013

CÂMARA RETOMA VOTAÇÃO DE MP APÓS BATE-BOCA E INVASÃO DA MESA.

Deputados Garotinho (PR-RJ) e Caiado (DEM-GO) trocaram acusações.
Deputado Toninho Pinheiro (PP-MG) invadiu a Mesa para protestar.


Os deputados retomaram no final da tarde desta terça (14) a sessão destinada a votar a MP dos Portos após duas interrupções, um forte bate-boca com troca de acusações entre parlamentares e a invasão da área da Mesa Diretora por um deputado que protestava por mais verbas para a saúde.
O protesto do deputado Toninho Pinheiro (PP-MG) interrompeu pela segunda vez a já tumultuada sessão que pretende votar a MP dos Portos, prioridade do governo para modernizar a logística de transportes no país.
Com uma faixa nas mãos, o parlamentar se posicionou em frente à Mesa Diretora para protestar contra a retenção, pelo governo, de verbas para investimento em saúde indicadas por parlamentares.
O protesto ocorreu em meio a uma acalorada troca de acusações entre o líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), e líderes do DEM, Ronaldo Caiado (GO), e do PSDB, Carlos Sampaio (SP). Logo que subiu à Mesa, seguranças tentaram retirá-lo do local. Nesse momento, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), advertiu que o regimento da Casa não permite esse tipo de manifestação do plenário.
Irritado, o deputado do PP, no entanto, resistiu às ordens para descer e insistiu em mostrar a faixa dizendo que o governo deixou de desembolsar, em 2012, R$ 8,3 bilhões em recursos de emendas parlamentares para a saúde. Após o tumulto, o parlamentar foi convencido por outros parlamentares a se retirar do plenário. A sessão foi retomada por volta das 17h30.
Foi a segunda interrupção da sessão nesta terça. O governo corre contra o tempo porque a MP perde a validade na próxima quinta-feira (16) e ainda precisa passar por votação no Senado para ir à sanção presidencial.
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) saiu em defesa do parlamentar que fez a manifestação em plenário. “É de fato uma vergonha a questão da aplicação de dinheiro na saúde. Ele já vinha dizendo à bancada de Minas que faria uma manifestação contra o descaso com a saúde. Sempre foi atuante nessa área”, disse.
O deputado Antônio Roberto (PV-MG) ajudou o Toninho Pinheiro a descer do plenário e o aconselhou a ir para casa, sem falar com a imprensa. Antônio Roberto criticou o segurança que tentou conter o parlamentar à força.
“A forma de penalizar um deputado é representar contra ele, suspender a sessão. O segurança está aqui para proteger os deputados, não agir dessa forma”, afirmou.

Fonte: Fabiano Costa e Nathália Passarinho/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.