RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 10 de fevereiro de 2013

CARNAVAL: TANTO RISO? OH! QUANTA ALEGRIA?

Será que estou mesmo em Alexandria? Ontem, sábado de carnaval, como estava diferente a terra do Carnaval Tradição...
Foi com tristeza que os filhos de Alexandria esperavam e não ouviram a chegada do Galo da Barriguda. Foi com tristeza que os filhos de Alexandria, não assistiram a chegada do Fuxico, que abria com chave de ouro o nosso carnaval.
Foi com tristeza que muitos blocos não saíram e os seus paredões se calaram na mais tradicional festa de nosso povo.
Alexandria sempre foi conhecida e reconhecida pelos grandes carnavais... Os primeiros e saudosos carnavais do Mercado, feitos por Walfredo Rocha, Vavá e João Oliveira; depois o carnaval do Clube Arca, palco de grandes carnavais, feito por uma associação formada por alexandrienses. E, há quase 20 anos, o carnaval de rua, o carnaval para o nosso povo; que tenho a honra de dizer que o primeiro foi feito por meu pai, o ex prefeito, Janduí Fernandes.
Além da alegria, o nosso carnaval era também uma fonte de renda para muitos filhos de nossa terra.
O nosso carnaval era o encontro do nosso povo, dos filhos de nossa terra. Digo isso porque, quem mora fora daqui espera o ano todo para chegar o carnaval e vir abraçar a família, os amigos e rever a terra amada; digo isso porque, quando era estudante, tive a oportunidade de morar no Rio de Janeiro, onde se realiza o maior carnaval e o maior espetáculo do mundo, e nunca fiquei um carnaval fora da minha terra.
OS filhos de Alexandria contam dia a dia para chegar o carnaval e vir para a terrinha; mas só quem sabe o que é isso, só quem tem esse sentimento, é quem é filho daqui e ama verdadeiramente Alexandria.
A cidade parece que parou, as pessoas estão se reunindo em suas casas, em seus sítios, tentando manter pelo menos a tradição do encontro, já que a festa acabou...
É como se quisessem dizer: - Eu estou aqui, eu vim para dar o meu abraço! Mas só quem sabe o que é isso é quem é filho dessa terra e ama a nossa Alexandria...
Sobre a nossa cidade paira um sentimento de abandono, de uma cidade sem governante, quase de tristeza. Alguns blocos, por amor a nossa terra, até tentam trazer um clima de alegria para a nossa cidade, mas o nosso povo sente que tudo mudou, que tudo parece se perder e que o Carnaval Tradição acabou!
Calaram a nossa Alegria! Acabaram a nossa festa! Acabaram com a tradição!
Os clarins não tocam mais para o povo!

Da Alexandriense:
JÂNIA FERNANDES por facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.