RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

QUASE UM TERÇO DOS PARTIDOS QUE CONCORREM AS ELEIÇÕES EM ISRAEL É FORMADO POR RELIGIOSOS.

Grande parte da propaganda eleitoral em Israel é dedicada a orações, símbolos e discursos religiosos, já que quase um terço dos partidos que concorrem ao pleito previsto para o próximo dia 22 de janeiro é formado por religiosos nacionalistas ou ultraortodoxos. Um estrangeiro que ligar a televisão em Israel nesta fase de intensa campanha eleitoral poderá achar que está assistindo ao canal de alguma sinagoga, pela grande quantidade de rabinos rezando e várias citações dos livros sagrados do judaísmo que aparecem na tela.
Onze dos 34 partidos que pedem votos aos eleitores na próxima terça-feira são religiosos. Três deles já fazem parte da coalizão governamental atual e deverão ser parceiros do primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, que, pelo que indicam as pesquisas, deverá ser reeleito para chefiar o próximo governo.
O Shas, que ocupa 11 das 120 cadeiras no Parlamento atual e cujo eleitorado é composto de ultraortodoxos de origem oriental – judeus dos países árabes -, deverá manter sua força politica.
O partido tem dedicado grande parte de sua propaganda eleitoral, tanto na TV como no rádio, a orações pela saúde de seu líder espiritual, o rabino Ovadia Yossef, que sofreu um AVC recentemente. Já outra parte do espaço do Shas na TV é dedicada à uma campanha pela expulsão dos refugiados africanos “para preservar o caráter judaico de Israel”.

Fonte: BBC/Tel Aviv/Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.