RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

LIMINAR QUE MUDAVA PRAZO DE INSCRIÇÃO DO SISU É DERRUBADA.

Tribunal liberou divulgação de resultados do sistema que seleciona para universidades federais, mas garantiu a estudante o direito de recorrer da correção.

O calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será mantido como previsto pelo governo federal, segundo decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O juiz federal João Pedro Gebran Neto suspendeu em parte a liminar da Justiça Federal de Bagé, no Rio Grande do Sul, que havia cancelado o prazo de encerramento das inscrições a e divulgação dos resultados do sistema que seleciona alunos para universidades federais com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão encerradas nesta sexta-feira (11), e a primeira chamada dos selecionados está marcada para o dia 14 de janeiro.
A decisão foi publicada no final desta tarde (10/1), em resposta aos recursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Advocacia-Geral da União (AGU) contra ação da estudante Thanisa Ferraz de Borba, que pediu vista ao espelho de correção da redação do Enem de 2012 e o direito de recorrer contra a nota obtida. A liminar suspendia o calendário do Sisu até que os recursos da autora da ação fossem julgados pelo Inep.
Os argumentos do governo, no entanto, não foram totalmente atendidos na nova decisão. Apesar de defender que um Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2011 entre o Ministério Público Federal (MPF), a União e o Inep prevê o acesso aos espelhos de correção das redações pelos candidatos com um caráter “meramente pedagógico”, sem a possibilidade de recurso, o juiz manteve a parte da liminar que assegura vista da prova de redação e garante a à aluna o direito a recorrer caso não concorde com a nota obtida. O magistrado também determinou que o Inep dê a ela o direito de escolha prévia de duas instituições de ensino superior de sua preferência, com indicação de ordem de prioridade, e reserve as vagas.
Conforme a decisão, o Inep terá até as 12h de sexta-feira (11) para tomar as proviências cabíveis. Para o magistrado, a questão deve ficar restrita às partes que ajuizaram ações, não podendo influenciar a situação dos estudantes em geral.
A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Pelo último balanço divulgado, até as 11h 1.605.416 de candidatos fizeram a inscrição no sistema. No quarto dia de funcionamento, o Sisu registrou 3.116.686 inscrições — cada candidato pode fazer duas opções de curso.

Fonte: iG/Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.