RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA REALIZADAS POR DUAS CONCEITUADAS EMPRESAS, CRIAM DÚVIDAS.


Diferenças de resultados de pesquisas em Mossoró acirram campanha eleitoral
O acirramento da campanha eleitoral na cidade de Mossoró, com cerca de 165 mil eleitores, ganhou novos fatos que aguçam o clima da disputa. Duas pesquisas eleitorais divulgadas no intervalo de menos de 24 horas de uma para outra mostrou números destoantes sobre o cenário posto na sucessão da prefeita Fafá Rosado (DEM).
O Instituto Certus divulgou estudo na última segunda-feira. Registrada sob o número 043/2012 na Justiça Eleitoral, a pesquisa mostrou uma diferença de 6,2 pontos percentuais entre a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que lidera a preferência do eleitorado, e a vereadora Cláudia Regina (DEM).
Já o Instituto Consult publicou ontem pesquisa registrada na Justiça Eleitoral com o número 043/2012. Por esse estudo, a diferença entre as duas candidatas é de 15,84 pontos percentuais. Larissa Rosado tem 47,17%, enquanto Cláudia Regina aparece com 31,11%.
O único fato que chega a ser comum entre a Consult e Certus é o percentual de indecisos, na Certus o índice é de 10,4%, na Consult chega a 11,83%, portanto dentro da margem de erro. O Instituto Certus trabalha com margem de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a Consult é 3,6 pontos percentuais.

Diretor da Consult explica pesquisa eleitoral em Mossoró
O diretor do Instituto Consult Paulo de Tarso Teixeira afirmou que as pesquisas em Mossoró apontam para o acirramento da campanha. “O instituto só pode prever o que vai acontecer a partir do dia 15 de setembro, essa campanha não será fácil para ninguém”, comentou o estatístico.
Paulo de Tarso evitou críticas a Certus e analisou que a diferença pode ter sido provocada porque as equipes tiveram distribuição geográfica diferente no município. “Uma distribuição pode ter aferido em uma região demográfica que uma candidata é mais forte do que a outra”, comentou.
Ele explicou que o trabalho da Consult é feito dividindo a cidade de Mossoró em cinco regiões geográficas, onde ficam inseridos os 30 bairros pesquisados. O diretor do instituto explicou que o número de entrevistas em cada região da cidade é feita proporcionalmente a distribuição do eleitorado. Paulo de Tarso disse, por exemplo, que a região onde estão os bairros de Abolição, Santo Antonio e Santa Delmira congregam mais entrevistas, do que a região onde estão as comunidades de Alto da Conceição, Belo Horizonte e Boa Vista.

Diretor da Certus explica pesquisa eleitoral de Mossoró
Diretor do Instituto Certus, Mardone França disse que não discute e nem compara os números do seu trabalho com o de outra empresa. “Me pauto pelos meus números, meu método de trabalho”, afirmou. Ele observou que a grande diferença entre os institutos deixa o eleitor confuso. “Eu não vou argumentar nem pró e nem contra, quem vai dizer o certo e errado são as urnas”, destacou Mardone França.
Ele explicou que para pesquisa no segundo maior colégio eleitoral do Estado, divide a cidade em quatro zonas eleitorais. Na zona urbana são pesquisados 22 bairros e na rural quatro comunidades. No total, são 500 entrevistas, onde 15% delas estão concentradas na zona rural.
“O número de questionários em cada bairro é proporcional a densidade eleitoral”, informou Mardone França. A expectativa do diretor do Instituto Certus é que a eleição em Mossoró se acirre ainda mais.
“A tendência é que as duas candidatas se aproximem. São dois grupos fortes, um da governadora e outro da deputada federal Sandra Rosado, deverá ocorrer um afunilamento entre os candidatos”, ressaltou Mardone França.

Fonte: Panorama Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.