RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 14 de julho de 2012

DEU NO BLOG DO CARLOS SANTOS...

Procura-se um candidato para a parte de cima da pirâmide.

Há um considerável contingente de eleitores na campanha deste ano, em Mossoró, que está ‘órfão’ de candidato a vereador. É um segmento das classes média alta e rica, que votou em pelo menos dois nomes em especial no pleito passado.
As vereadores Cláudia Regina (DEM) e Niná Rebouças, conforme é fácil perceber em mapas de votação, tiveram maciça votação desses segmentos.
A primeira não será mais candidata à Câmara Municipal, em face de ter viabilizado sua postulação a prefeito. Niná faleceu no exercício do mandato. Cláudia foi a campeã de votos àquele ano de 2008, obtendo 4.205 votos (03,29%); Niná foi a segunda colocada com 3.938 (02,08).
Quem vai entrar nesse vácuo, aproveitando a orfandade desse numeroso eleitorado?
Deve ser destacado, ainda, que segundo a primeira e até aqui única pesquisa que aferiu a vontade popular na atual campanha em Mossoró, da parceria Blog do Carlos Santos/Instituto Consult, divulgada na segunda-feira (9), 59,83% dos eleitores apareceram como indecisos. Outros 7,83% optaram por “Nenhum” (Nulo ou branco).
Nessa mesma leitura, é preciso considerar que outro bolsão de eleitores é formado por gente interessada em votar em algum candidato com postura diferenciada, com capacidade de articulação, perfil de hombridade e conteúdo. É um voto também de empatia, identificação e de classe social.
Escassos nomes podem ser encaixados para atração desses votos soltos. É um voto com o igual peso do voto da periferia, de áreas menos abastadas ou até mesmo paupérrimas, mas com uma pequena diferença: está mais atento e com maior poder de reação ao que gosta ou não gosta. É mais imune ao poder do poder ou completamente alheio a ele.
Procura-se um candidato para a parte de cima da pirâmide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.