RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 10 de abril de 2012

PMDB BUSCARÁ NOVO NOME PARA CONSELHO DE ÉTICA, DIZ LÍDER.

Senador Vital do Rêgo (PB) havia sido indicado, mas não poderá assumir.
Conselho terá de eleger presidente para poder analisar caso Demóstenes.


O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), afirmou na noite desta segunda-feira (9) que o partido buscará um novo nome para presidir o Conselho de Ética do Senado.
A reunião do Conselho de Ética que vai escolher o novo presidente está marcada para as 14h desta terça-feira (10). O conselho está há sete meses sem presidente. A eleição teve de ser marcada em razão de uma representação protocolada pelo PSOL há duas semanas contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), acusado de envolvimento com Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob suspeita de chefiar uma quadrilha de jogo ilegal.
Segundo Calheiros, o senador Vital do Rêgo (PB), indicado pelo partido, não poderá assumir o cargo porque há uma incompatibilidade, já que ele é o corregedor do Senado. Se acumulasse os dois cargos, como corregedor, ele seria responsável por denunciar colegas ao conselho que ele mesmo presidiria.
"O Vital não consegue resolver a questão do impedimento [por ser corregedor]. A tendência é que seja encontrado um novo nome, dentro do PMDB ou fora do PMDB. Amanhã [terça] pela manhã vamos ter uma decisão. A reunião do Conselho está mantida", afirmou Calheiros.
O cargo de presidente do conselho está vago desde setembro do ano passado, quando o senador João Alberto Souza (PMDB-MA) pediu licença para assumir secretaria no Maranhão. Desde então, o conselho não havia sido provocado para analisar nenhuma representação.
O líder do PMDB esteve reunido com Vital do Rêgo na noite desta terça, mas eles não conseguiram chegar a uma solução. A indicação do presidente do Conselho de Ética é, regimentalmente, prerrogativa do PMDB, que tem a maior bancada do Senado e quatro integrantes no conselho. Vital, por ser corregedor do Senado, tem voto no Conselho de Ética.
Além do próprio Calheiros, podem ser indicados os senadores Lobão Filho (MA) e Romero Jucá (RR), que são titulares. A vaga do quarto titular, João Alberto Souza, que era o presidente e está licenciado, deve ser ocupada pelo senador Valdir Raupp (RO) ou Eunício de Oliveira (CE).
O escolhido para a vaga de Souza poderá ser indicado para presidir o conselho. Diante da demora do partido em indicar um nome, o líder do PT na Casa, Walter Pinheiro (BA) chegou a sugerir o senador Wellington Dias (PT-PI) para a presidência do conselho. O nome de Dias foi reiterado nesta segunda pelo PT.

Fonte: Iara Lemos/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.